Atlas da Amazônia Brasileira amplia debate ambiental

Baixar


Em evento na Casa Balaio foi lançado, o Atlas da Amazônia Brasileira, uma publicação com 32 artigos de amazônidas e pesquisadores da região. Iniciativa da Fundação Heinrich Böll, organização política alemã com presença em 35 países, o trabalho reúne dados e saberes da maior floresta tropical do mundo e amplifica o debate ambiental no ano da Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas no Brasil, a COP 30, que ocorre em novembro na capital paraense.

O coordenador da área de Justiça Socioambiental da Fundação Heinrich Böll no Brasil e co-organizar do Atlas da Amazônia Brasileira, Marcelo Montenegro, detalha os procedimentos para adquirir o atlas.

O material segundo os produtores, provoca diálogos pela justiça socioambiental e inspira soluções para as adversidades que a Amazônia e seus povos enfrentam. O atlas aprofunda temas cruciais para a Amazônia e indica alternativas para um desenvolvimento sustentável e justo.

Na pauta, a preservação ambiental e os saberes ancestrais, a cultura e a educação local, os desafios fundiários e o desmatamento, o impacto das mudanças climáticas, a luta das mulheres amazônidas pela justiça socioambiental e a crescente violência e exploração ilegal, como na mineração.

A obra também questiona a utilização dos recursos naturais como moeda e a prática do “greenwashing”, o marketing que vende produtos e serviços como sustentáveis sem que isso seja verdade.

El parque ambiental de Jamanxim es un santuario ecológico de 1.300 hectáreas donde viven especies autóctonas de la Amazonia

© Leonardo Milano/ICMBio

Meio Ambiente Publicação tem 32 artigos de amazônidas e pesquisadores da região Belém 24/04/2025 – 12:07 Rádio Cultura FM de Belém Marcos Aleixo – Rádio Cultura FM de Belém Atlas da Amazônia Brasileira quinta-feira, 24 Abril, 2025 – 12:07 2:16

Adicionar aos favoritos o Link permanente.