O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (24) que um grupo de pobres e necessitados estará presente nos degraus que levam à Basílica papal de Santa Maria Maggiore para prestar a última homenagem ao papa Francisco antes da sepultura do caixão.
O comunicado da Santa Sé reforça que “os pobres ocupam um lugar privilegiado no coração de Deus” e de Francisco.
Foi exatamente por isso — e por um conselho de um cardeal brasileiro — que ele escolheu esse nome para o papado.
No conclave de 2013, após o então novo papa atingir o número necessário para ser eleito, Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo, se aproximou, deu-lhe um beijo e disse: “Nunca se esqueça dos pobres”.
“Foi ali que escolhi o nome que teria como papa: Francisco”, contou o pontífice em seu livro, ressaltando que foi uma homenagem a São Francisco de Assis, conhecido por ter exercido sua vida religiosa na simplicidade e se dedicando aos pobres.
O funeral acontecerá neste sábado (26) às 10h, no horário local (5h de Brasília), com forte esquema de segurança.
Francisco pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, sendo o primeiro em cerca de 100 anos a ser sepultado fora do Vaticano.
Papa pediu túmulo simples em testamento
No testamento do papa Francisco, assinado em 29 de julho de 2022, o pontífice buscou reforçar sua vontade quanto a seu sepultamento.
Ele expressou que gostaria que seus restos mortais fossem colocados na Basílica de Santa Maria Maggiore, num túmulo simples, escavado no solo, sem decoração e apenas com a inscrição “Franciscus”.
Por fim, Francisco deixou a mensagem de que ofereceu “ao Senhor o sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida pela paz mundial e pela fraternidade entre os povos”.
“Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Santa Maria. Portanto, peço que meus restos mortais descansem aguardando o dia da ressurreição na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore”, diz o documento.
Veja imagens da vida do papa Francisco:
-
1 de 12Papa Francisco após Conclave em 2013. • Getty Images
-
2 de 12Papa Francisco posa para foto com sem-tetos em centro de vacinação contra a Covid-19 em Roma • Foto: Imprensa Oficial da Santa Sé
-
3 de 12O Papa Francisco é saudado por fiéis ao chegar ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (SP). O pontífice celebrará uma missa na basílica para cerca de 15 mil pessoas. Do lado fora, telões foram instalados para acompanhar a celebração.
Brasil, Aparecida, SP, 24/07/2013. • MIGUEL SCHINCARIOL/AE/AE/Código imagem:139809
-
-
4 de 12O papa emérito Bento e o papa Francisco em 2020
28/11/2020 • Vatican Media/Handout via REUTERS -
5 de 12Papa Francisco encontra-se com jovens em Jacarta, Indonésia
04/09/2024 • REUTERS/Guglielmo Mangiapane -
6 de 12Papa Francisco e Javier Milei conversam durante cerimônia de canonização da primeira santa argentina • Reuters
-
-
7 de 12Papa Francisco chega em Lisboa para Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, Portugal
02/08/2023 • REUTERS/Pedro Nunes -
8 de 12Rei Charles e rainha Camilla se encontram com papa Francisco • MÍDIA DO VATICANO
-
9 de 12Papa Francisco durante encontro pela paz em Verona, na Itália • Reuters
-
-
10 de 12Papa Francisco se encontra com presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Vaticano • 13/5/2023 Vaticano/Divulgação via REUTERS/Arquivo
-
11 de 12Lula com o papa Francisco após evento do G7 • 14/06/2024Vatican Media/Handout via REUTERS
-
12 de 12Papa Francisco: ‘Indiferença, egoísmo, divisão e esquecimento são palavras que devem ser banidas’ • Foto: Andreas Solaro/Pool via Reuters
-
Quem são os cardeais brasileiros que votam no conclave e podem ser papa
Este conteúdo foi originalmente publicado em Funeral do papa Francisco terá homenagem de pobres e necessitados no site CNN Brasil.