Secretário da Fazenda: Estamos tentando mudar o ritmo da economia brasileira

Em entrevista à CNN, o secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, destacou os esforços do governo para mudar o rumo da economia brasileira.

Durigan enfatizou a transição de um período marcado por déficits primários e polarização política para um cenário de crescimento sustentado e consolidação fiscal.

Segundo o secretário, o Brasil enfrentou uma década de déficits primários consecutivos, com um acúmulo de investimentos baixo entre 2016 e 2022.

Contudo, ele ressalta que o panorama está mudando: “Estamos vendo um crescimento próximo de 3% nesses últimos dois anos, isso tudo dentro de uma agenda de consolidação fiscal.”

Redução significativa do déficit primário

Durigan contestou a noção de “expansionismo fiscal”, argumentando que o governo está recompondo o quadro fiscal do país. Ele destacou a redução substancial do déficit primário: “Nós estamos indo para um déficit próximo da meta zero”

O secretário também mencionou os desafios enfrentados, como o pagamento de precatórios atrasados e a recomposição dos repasses aos governadores, que somaram quase R$ 100 bilhões.

Autonomia do Banco Central e decisões baseadas em dados

Quanto à política monetária, Durigan ressaltou a importância da credibilidade e do equilíbrio fiscal para as decisões do Banco Central (BC).

Ele afirmou: “É importante que a credibilidade fiscal dê as condições para que o Banco Central tome a sua decisão, respeitado a sua competência.”

O secretário enfatizou que as decisões do BC devem ser baseadas em dados e informações da economia real, respeitando a autonomia da instituição na condução da política monetária.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Secretário da Fazenda: Estamos tentando mudar o ritmo da economia brasileira no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.