ROMA, 29 ABR (ANSA) – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se encontrou nesta terça-feira (29) com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, para conversar sobre as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza.
Após a cúpula bilateral entre os líderes, a chefe de governo disse à imprensa que agradeceu o mandatário turco pelo trabalho de mediação que realiza desde o início do conflito no leste europeu. Além disso, reiterou seu apoio aos esforços de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, “para alcançar uma paz justa e duradoura” em Kiev.
“Acredito que o encontro em São Pedro entre Trump e Zelensky foi de enorme importância. Todos nós esperamos que represente um ponto de virada. Agradeci ao Erdogan pelo trabalho de mediação, em particular para abordar o impacto na segurança alimentar”, afirmou Meloni.
A italiana acrescentou que a “nova declaração unilateral da Rússia” de uma trégua de três dias “é completamente diferente do que é necessário”.
“Reiteramos nosso apelo por um cessar-fogo imediato e incondicional que dure o tempo que for necessário para iniciar um processo sério e verdadeiras negociações de paz”, comentou.
Já sobre o conflito na Faixa de Gaza, Meloni afirmou que a situação no enclave palestino em virtude dos bombardeios de Israel está ficando “cada vez mais trágica”. Erdogan, por sua vez, mencionou que sua “prioridade é restaurar o cessar-fogo”.
“Discutimos os últimos acontecimentos em Kiev e destacamos nosso apoio à integridade territorial e à soberania da Ucrânia.
A Turquia contribuirá para enviar todos os esforços possíveis em busca de uma solução, também em Gaza”, declarou o mandatário turco. (ANSA).