Não tínhamos a noção exata de tantas coisas erradas, diz Lupi sobre INSS

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, disse nesta terça-feira (29) que não tinha “noção exata de tantas coisas erradas” que vinham acontecendo no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A afirmação, que faz referência aos descontos indevidos no pagamento de aposentadorias e pensões, foi feita após mais de cinco horas de audiência na Comissão de Previdência da Câmara.

“Eu praticamente fui surpreendido com o volume disto. Sabia que tinha uma denúncia aqui ou acolá, a gente sempre soube. A gente recebia queixa, a própria plataforma do INSS aparecia algumas pessoas se queixando. Mas nesse quantitativo, com uma organização, com uma quadrilha verdadeira [não imaginava]”, disse.

Lupi fez questão de ressaltar que a apuração das irregularidades começou no atual governo. Segundo ele, grupos que se voltaram para criar algumas instituições “para roubar o dinheiro do aposentado”.

 

O ministro falou ainda que é contra o INSS intermediar as relações entre associações e aposentados.

“Acho que as partes têm que se entender, fazer um crediário, fazer um Pix, entre as partes. O INSS com isso passa a ter mais trabalho que não é a sua função principal, fazer o desconto, deixando de atender milhões de pessoas que tem que atender que estão na fila”, completou.

Lupi foi convidado para participar da sessão antes da Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem a operação Sem Desconto, que mira os descontos indevidos em benefícios do INSS.

A mensalidade associativa é uma contribuição que aposentados, pensionistas ou pessoas de uma determinada categoria profissional pagam periodicamente para fazer parte de uma associação, sindicato ou entidade de classe sem fins lucrativos que represente os interesses de seus membros.

A fraude, segundo a investigação, consistia em cobranças irregulares de recursos de aposentados e pensionistas ao longo de anos. O que pode ter resultado no desvio de mais de R$ 6 bilhões.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Não tínhamos a noção exata de tantas coisas erradas, diz Lupi sobre INSS no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.