Kamala Harris acusa Trump de abandonar os ideais americanos

A ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, repreendeu Donald Trump em seu primeiro grande discurso desde que deixou o cargo, acusando seu ex-rival de desencadear a “maior crise econômica provocada pelo homem” da história atual por meio de suas tarifas.

Harris discursou na noite de quarta-feira (30) no Emerge Gala, em São Francisco, em benefício de uma organização que apoia mulheres interessadas em ingressar na política. Ela também alertando que seus conflitos com os tribunais estavam levando o país a uma crise constitucional.

A candidata democrata à presidência em 2024 marcou os primeiros 100 dias do segundo governo Trump durante seu discurso, dizendo que “em vez de um governo trabalhar para promover os ideais mais elevados da América, estamos testemunhando o abandono total desses ideais”.

“E o que também estamos vendo nestas últimas 14 semanas são os americanos usando suas vozes e mostrando sua coragem”, acrescentou Harris.

A ex-vice fez uma série de ataques ao governo, culpando Trump pela turbulência econômica causada pelas tarifas que ele impôs a produtos importados de seus principais parceiros comerciais.

Harris chamou as tarifas de Trump de “imprudentes” e disse que, “como eu previ”, elas estão “claramente convidando uma recessão”.

A democrata disse que esses impostos de importação “prejudicarão trabalhadores e famílias, aumentando o custo de itens essenciais do dia a dia, devastarão suas contas de aposentadoria, para as quais as pessoas passaram a vida contribuindo, e paralisarão empresas americanas, grandes e pequenas, forçando-as a demitir funcionários”.

Trump afirmou que as tarifas generalizadas visam corrigir um desequilíbrio comercial com outros países e restaurar empregos na indústria manufatureira dos EUA.

No entanto, as mudanças de política do governo abalaram os mercados globais e aumentaram a pressão econômica sobre a economia americana. Dados oficiais divulgados na quarta-feira mostraram que a economia se contraiu 0,3% no primeiro trimestre.

Harris disse aos democratas que há um método por trás do ritmo alucinante de implementação de políticas do governo Trump, chamando o presidente de “recipiente” de um projeto conservador muito maior.

“Amigos, por favor, não nos deixemos enganar pensando que tudo é caos. Sei que pode parecer assim, mas entendam, o que estamos testemunhando é um evento de alta velocidade, em que uma embarcação está sendo usada para a rápida implementação de uma agenda que levou décadas para ser elaborada”, disse a ex-vice dos EUA.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Kamala Harris acusa Trump de abandonar os ideais americanos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.