O renomado cineasta de Hollywood Martin Scorsese, 82, irá produzir um novo documentário que apresentará a última entrevista em vídeo do falecido Papa Francisco (1936-2025).
O filme, intitulado “Aldeas – Uma Nova História”, também é produzido pela Aldeas Scholas Films, braço de produção cinematográfica da organização internacional sem fins lucrativos Scholas Occurrentes do Papa Francisco, fundada em 2013 e focada na juventude mundial.
O documentário, sobre um programa de cinema também chamado Aldeas, vai acompanhar a produção de diversos curtas-metragens que abordam a paixão do Papa Francisco pela construção de comunidades e sua ênfase na criatividade como “não apenas um meio de expressão, mas um caminho para a esperança e transformação“, afirmou um comunicado à imprensa.
“Por meio de oficinas práticas, comunidades de todo o mundo criarão curtas-metragens roteirizados que celebram suas identidades, histórias e valores únicos”, acrescentou o comunicado. “As histórias dos bastidores desses curtas serão entrelaçadas com conversas inéditas entre o Papa Francisco e Scorsese”.
Antes de sua morte no início deste mês, aos 88 anos, Francisco falou sobre o filme e o programa, dizendo: “‘Aldeas’ é um projeto extremamente poético e muito construtivo porque vai às raízes do que é a vida humana, a sociabilidade humana, os conflitos humanos… a essência de uma jornada de vida”.
Scorsese acrescentou no comunicado: “Agora, mais do que nunca, precisamos conversar uns com os outros, nos ouvir interculturalmente. Uma das melhores maneiras de realizar isso é compartilhando as histórias de quem somos, refletidas em nossas vidas e experiências pessoais”.
O vencedor do Oscar continuou dizendo que era “importante” para o Papa Francisco que pessoas ao redor do mundo “troquem ideias com respeito enquanto preservam sua identidade cultural, e o cinema é o melhor meio para isso”.
A Aldeas Scholas Films foi “inspirada na crença de que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”” e trabalha para tornar realidade alguns dos “apelos mais profundos” do papado de Francisco, particularmente a necessidade de alcançar as periferias e construir unidade em um momento de divisão, disse o comunicado.
Indonésia, Gâmbia e Itália estão entre os países que participarão do projeto, e os curtas-metragens produzidos nesses locais eventualmente estrearão em cinemas locais recém-estabelecidos, “servindo como centros duradouros para expressão cultural e educação”.
Dezenas de milhares de pessoas, incluindo dezenas de dignitários, dirigiram-se ao Vaticano no sábado para o funeral do Papa Francisco. No início desta semana, a CNN informou que os cardeais escolheram 7 de maio como a data para iniciar o conclave e eleger um novo líder para 1,4 bilhão de católicos em todo o mundo, segundo o Vaticano.
Conclave: o que já se sabe sobre a escolha do novo papa
Conheça os 5 livros favoritos do papa Francisco
Este conteúdo foi originalmente publicado em Scorsese está produzindo filme com última entrevista do papa Francisco no site CNN Brasil.