Polícia da Turquia prende 400 pessoas em protestos do Dia do Trabalho

A polícia da Turquia entrou em confronto com manifestantes do Dia de Maio em Istambul nesta quinta-feira (1º). A confusão incluiu pessoas sendo arrastadas e disparos de bombas de gás lacrimogêneo.

O ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, afirmou que a polícia deteve 409 pessoas no total, incluindo 407 em Istambul. O político afirmou ainda que um total de 286.584 pessoas participaram dos protestos, realizados em 78 províncias.

Sindicatos e ONGs convocaram marchas por toda Istambul. Nas últimas semanas, a cidade foi palco de uma onda de manifestações depois da prisão do prefeito e principal rival político do presidente Tayyip Erdogan, Ekrem Imamoglu.

Nesta quinta-feira (1º), manifestantes tentaram marchar em direção à Praça Taksim, no centro da cidade, onde todos os protestos são proibidos há anos.

A polícia entrou em confronto com pessoas que tentaram romper as barricadas.

Os manifestantes seguravam cartazes e gritavam palavras de ordem enquanto a polícia levava os detidos à força para os ônibus que os aguardavam.

Ozgur Ozel, líder do principal partido de oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP), disse que a proibição de manifestações e passeatas na Praça Taksim demonstra “a insegurança e a falta de confiança do partido no poder”.

“Prender uma praça com milhares de policiais mostra que aqueles que lideram o país não têm autoridade real e transformaram o Estado em um estado policial”, disse Ozel a repórteres.

Confusão marca data todo ano

Protestos são realizados todos os anos na Turquia para o Dia Internacional do Trabalho, mas a polícia tem intervindo com frequência nos últimos anos.

No ano passado, a polícia deteve mais de 200 pessoas que tentavam marchar até a Praça Taksim. Em 1977, 34 pessoas foram mortas durante as manifestações do Dia do Trabalho na praça.

Em Ancara, Erdogan recebeu representantes de sindicatos e de diversas áreas profissionais para celebrar o 1º de maio. Ele afirmou que seu governo, ao longo dos anos, suspendeu algumas restrições impostas aos trabalhadores e implementou diversas emendas legais para melhorar as condições de trabalho.

Milhares de pessoas se reuniram em Ancara para marchas e manifestações em grande parte pacíficas, enquanto manifestações também foram realizadas em outras cidades.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia da Turquia prende 400 pessoas em protestos do Dia do Trabalho no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.