Dia do Trabalhador tem origem em massacre ocorrido em Chicago, nos EUA

Baixar


No dia 1º de maio é celebrado o Dia do Trabalhador. Em alguns lugares do mundo, a data é sinônimo de feriado e descanso, inclusive no Brasil, mas vai muito além de um dia sem expediente. A data remete ao século XIX nos Estados Unidos, em 1º de maio de 1886. Em Chicago, milhares de trabalhadores saíram às ruas exigindo uma jornada de trabalho de 8 horas por dia. A mobilização terminou em confronto com a polícia, o que ficou conhecido como “massacre de Haymarket”. Apesar da repressão, o movimento virou símbolo da luta por direitos trabalhistas. 

O historiador Márcio Neco faz uma análise: 

“O Dia do Trabalhador é um dia celebrado internacionalmente. Ele vai ter a sua origem nos Estados Unidos, lá na cidade de Chicago, em 1886. Vai nascer a partir das lutas operárias, das reivindicações dos trabalhadores, que naquele contexto estavam, sobretudo, reivindicando uma redução das suas jornadas de trabalho para 8 horas. Essas jornadas, na época, chegavam a ser de até 17 horas para as pessoas. Então, vai haver esta mobilização, esta luta, e vai haver ali uma greve geral por conta disso”. 

A data começou a ser celebrada em várias partes do mundo. É feriado em mais de 80 países, incluindo Brasil, Argentina, França, Alemanha, Itália e muitos outros. Curiosamente, nos Estados Unidos, onde tudo começou, o feriado é comemorado em setembro, o Labor Day, para evitar ligações com os movimentos operários mais radicais. 

No Brasil, o 1º de Maio virou feriado nacional em 1925. Em 1943, a data foi utilizada para marcar a criação da CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, durante o governo de Getúlio Vargas.

Márcio Neco avalia o dia como importante para reflexão e para busca de apoio para a causa trabalhista: “O Dia do Trabalhador valoriza a pessoa, o trabalhador. Mas Dia do Trabalho acaba promovendo o sistema como um todo, que exige o trabalho. Pensar, hoje em dia, o significado deste dia, 1º de maio, como ainda não um dia necessariamente de diversão, de descanso, mas um dia em que se possa pensar pautas, reivindicações, se propor, traçar metas e lutas para uma melhor qualidade de vida do trabalhador no Brasil inteiro”.

Brasília (DF), 30/04/2025 - A Revolta de Haymarket foi um conflito que eclodiu após a explosão de uma bomba em uma manifestação em prol da jornada de oito horas de trabalho, em 4 de maio de 1886, na Haymarket Square, em Chicago, nos Estados Unidos. Ilustração: Domínio Público

© Domínio Público

Geral Em 1886, trabalhadores foram reprimidos pela polícia em protesto Brasília 01/05/2025 – 18:30 Rádio Cultura de Belém / Rafael Guimarães Marcos Aleixo – Repórter da Rádio Cultura de Belém Dia do Trabalhador quinta-feira, 1 Maio, 2025 – 18:30 2:34

Adicionar aos favoritos o Link permanente.