Um homem de 38 anos foi preso suspeito de matar a esposa com golpes de facão na noite desta quinta-feira (1º) em uma pousada na orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. A vítima, identificada como Fernanda Dantas Garrido Ribeiro, de 40 anos, foi atacada enquanto conversava com a cunhada na área externa do local. O suspeito, Arthur Henrique Franco Ribeiro de Paula, fugiu após o crime, mas foi localizado e preso horas depois pela Polícia Militar na MGC-135, na altura do município de Curvelo, Região Central de Minas Gerais. O carro usado na fuga foi apreendido, mas a arma do crime não foi encontrada.
De acordo com relatos de familiares à polícia, Arthur tem diagnóstico de esquizofrenia e fazia tratamento medicamentoso, embora estivesse sem acompanhamento médico há cerca de um ano. No dia do crime, ele consumiu meia garrafa de vinho e cervejas sem álcool durante uma confraternização em família. Testemunhas afirmaram que o casal tinha um histórico de conflitos, mas havia se reconciliado recentemente e planejava uma viagem ao Chile.
Segundo o boletim de ocorrência, antes do ataque, o suspeito estava assistindo televisão no quarto com a mãe e o irmão. Em determinado momento, levantou-se, pegou um facão e desferiu vários golpes na nuca da esposa. O irmão conseguiu contê-lo brevemente antes de ele fugir para o banheiro com outros familiares. A Jovem Pan não encontrou a defesa de Arthur. O espaço está aberto para qualquer manifestação.

A morte de Fernanda foi confirmada no local pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte, e a perícia identificou uma lesão perfurocortante na região cervical com grande perda de sangue. A Delegacia de Homicídios investiga o caso.
Publicado por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA