Imigrante da Guatemala passou 8 horas em cima de árvore para evitar prisão

Durante oito horas, Raymundo Caal-Caal se agarrou a uma árvore no Texas, suado, faminto e com medo, tentando evitar ser preso pelas autoridades de imigração dos Estados Unidos.

O esforço não adiantou e o o imigrante da Guatemala foi algemado após uma espera dramática filmada pelas câmeras da Univision, afiliada da CNN. Esse foi o mais recente exemplo do desespero com que muitas pessoas passam ao tentar uma vida melhor fora de seus países de origem.

Em um comunicado divulgado na quarta-feira (30), o Ministério das Relações Exteriores da Guatemala (Minex) informou que monitora o caso.

O ministério também confirmou a identidade verdadeira de Caal-Caal: Um homem de 30 anos, que saiu do município de Chahal, em Alta Verapaz, um dos 22 departamentos da Guatemala.

Segundo as autoridades, o imigrante tentou fugir de agentes da Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) na cidade San Antonio, no Texas.

Enquanto ele estava na árvore, a Univision gravou várias pessoas na comunidade, que o aconselhavam a não assinar nada, pois o ajudariam a encontrar um advogado.

Caal-Caal conversou com a cunhada, que o informou que havia uma ordem judicial e que seria levado para o mesmo centro de detenção onde o irmão, José Luis, foi detido pelo ICE na mesma semana.

Uma declaração da agência governamental obtida pela CNN detalhou que, antes de subir na árvore, Caal-Caal foi detido durante uma blitz de trânsito que parou o carro em que viajava como passageiro. Naquele momento, o guatemalteco saiu do veículo e fugiu a pé.

“Ele entrou no quintal de uma residência próxima e subiu em uma árvore para escapar da prisão.”

A CNN pediu ao ICE detalhes sobre a detenção dos dois irmãos, bem como onde estão mantidos e se têm representação legal. Da Guatemala, os pais de Caal-Caal disseram à Univision, em uma entrevista, que dependem financeiramente do dinheiro que seus filhos enviam dos EUA.

Ele também aparece como Raúl Ical em um documento judicial do Distrito Oeste do Texas, onde um oficial do ICE disse que já havia sido deportado em abril de 2013 e preso por dirigir sob influência de álcool em San Antonio, em 2024.

Sobre o caso, a secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, escreveu no X na terça-feira que “seja em cima de uma árvore ou escondido na casa de um juiz ativista, se você estiver aqui ilegalmente, o ICE irá encontrá-lo, prendê-lo e você será deportado“.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Imigrante da Guatemala passou 8 horas em cima de árvore para evitar prisão no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.