BOLZANO, 4 MAI (ANSA) – Os eleitores de centenas de cidades das províncias autônomas de Bolzano e Trento, na Itália, foram chamados às urnas neste domingo (4) para as eleições municipais na região de Trentino-Alto Ádige.
As seções eleitorais abriram pontualmente às 7h (de Roma) e permanecerão disponíveis até às 22h, já a contagem de votos começará logo após o fechamento das urnas. O possível segundo turno está marcado para 18 de maio.
O pleito em Bolzano envolverá 111 municípios, enquanto o de Trento terá 154.
Os embates mais importantes estão concentrados nas duas capitais provinciais. A grande incógnita será a participação eleitoral: em 2020, 65% dos eleitores no Alto Ádige foram às urnas, enquanto Trentino registrou 61%.
Em Trento, o atual prefeito de centro-esquerda, Franco Ianeselli, é o favorito para ganhar a disputa contra Ilaria Goio, apoiada pela coalizão de direita da premiê da Itália, Giorgia Meloni, formada por Irmãos da Itália (FdI), Liga e Força Itália (FI).
A situação é diferente em Bolzano, pois Renzo Caramaschi, não tentará se reeleger ao cargo por ter atingido o limite de mandatos. Com isso, Juri Andriollo, representando a centro-esquerda, enfrentará Claudio Corrarati, concorrendo ao lado da centro-direita.
Nas duas frentes, a centro-direita tenta quebrar uma longa hegemonia da centro-esquerda. Em Bolzano, o último político desta linha a governar a cidade foi em 2005, enquanto Trento é comandada pela centro-esquerda há 30 anos. (ANSA).