Um ano após as enchentes históricas que devastaram o Rio Grande do Sul, a CNN retorna ao estado para uma série especial que documenta a luta pela reconstrução e sobrevivência das comunidades afetadas.
A série revela que 25 pessoas permanecem desaparecidas, segundo o último balanço da Defesa Civil Estadual. Em Roca Sales, por exemplo, um morador ainda busca por dois familiares que não foram encontrados desde as enchentes.
As reportagens abordam, ainda, diversos aspectos da reconstrução, desde a infraestrutura até o impacto econômico e psicológico nas comunidades. Um dos destaques é a inauguração da nova ponte na RS 130, que conecta os municípios de Lajado e Arroio do Meio, substituindo a estrutura provisória montada pelo exército após a destruição da ponte original.
Prevenção e solidariedade
A série também se dedica a discutir medidas de prevenção para evitar futuras tragédias, considerando as mudanças climáticas que afetam a região. Além disso, destaca o trabalho solidário que foi fundamental durante e após o desastre, mostrando como a comunidade se uniu para superar os desafios.
As reportagens contam com depoimentos de gaúchos afetados pelas chuvas e outros nomes importantes desde o início da chuvas, como o governador Eduardo Leite, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. Conta, também, com entrevistas do surfista Pedro Scooby e do jogador do Internacional, Thiago Maia, dois nomes que ficaram marcados por irem à luta e ajudar os atingidos pelas enchentes.
A série “Luta do RS: Sobrevivência e Reconstrução” vai ao ar a partir desta segunda-feira (5), no CNN Prime Time, a partir das 20h. O trabalho tem reportagens de Nathalia Lauxen, produção de Thiago Felix e Rafael Saldanha, imagens de Kleberth Nina e edição de imagens de Cleiton Demarchi.
Este conteúdo foi originalmente publicado em A luta do RS: CNN volta ao estado um ano após enchentes históricas no site CNN Brasil.