Conselho de Ética da Câmara analisa nesta terça o pedido de suspensão do mandato de Gilvan da Federal

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reúne nesta terça-feira (6) para analisar o pedido de suspensão cautelar do mandato do deputado Gilvan da Federal (PL-ES) por seis meses. Ele é acusado de adotar conduta incompatível com o decoro parlamentar. A reunião está marcada para as 11h, mas o plenário ainda não foi definido. Segundo a representação da Mesa Diretora, Gilvan teria quebrado o decoro ao fazer declarações consideradas “gravemente ofensivas e difamatórias” contra a deputada licenciada Gleisi Hoffmann, atual ministra das Relações Institucionais.

A denúncia aponta abuso das prerrogativas parlamentares e comportamento incompatível com a dignidade do mandato. O episódio ocorreu em 29 de abril, durante uma reunião da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Na ocasião, Gilvan fez insinuações consideradas ultrajantes e depreciativas contra Gleisi Hoffmann e também se envolveu em uma discussão com o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

De acordo com o documento assinado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), as falas de Gilvan “excederam o direito constitucional à liberdade de expressão, configurando abuso das prerrogativas parlamentares e ofendendo a dignidade da Câmara, de seus membros e de outras autoridades públicas”. O relator do caso é o deputado Ricardo Maia (MDB-BA). Após a análise inicial, o processo seguirá para instrução e pode resultar na perda definitiva do mandato.

*Com informações da Agência Câmara
Publicado por Felipe Cerqueira

Adicionar aos favoritos o Link permanente.