Uma jararaca foi encontrada em um amontoado de madeira no quintal de uma casa em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. A cobra foi resgatada pelo biólogo Gilberto Duwe, que publicou o caso em suas redes sociais.
O animal resgatado é um fêmea adulta com cerca de 1.20 metro de comprimento. Para o resgate, o biólogo usou técnicas específicas para evitar a fuga do animal e o manuseio correto para não prejudicar a cobra.
O especialista alerta para as condições do local em que a cobra foi encontrada. “O pátio da casa tinha bastante material acumulado, isso acaba atraindo a jararaca”, explica o biólogo.
De acordo com o biólogo, espaços com muitos materiais amontoados podem ter roedores, que servem como alimento para diversas espécies de cobra. “Ela parecia que tinha acabado de comer”, explicou.
View this post on Instagram
A jararaca é uma espécie de cobra venenosa com uma taxa de letalidade de cerca de 90%, segundo o biólogo. Em caso de picada por cobras dessa espécie, o soro antiofídico deve ser aplicado de imediato.
Segundo o biólogo a jararaca é uma espécie bem comum em áreas urbanas, o incomum é o tamanho do animal resgatado, que tem cerca de 1.20 metro de comprimento. “Geralmente as jararacas que capturamos, são bem menores que 1 metro”, explica Gilberto. “Essa jararaca realmente impressionou pelo tamanho”, concluiu.
O biólogo destaca também a importância ecológica da jararaca para o equilíbrio do ecossistema natural. “Uma cobra dessa espécie pode fazer com que dois milhões de roedores deixem de existir, em um cálculo linear, considerando a taxa reprodutiva desses roedores ao longo dos 20 anos da vida da jararaca”, explicou Gilberto.
*Sob supervisão de Pedro Osorio
Este conteúdo foi originalmente publicado em Jararaca é resgatada no quintal de casa em Santa Catarina no site CNN Brasil.