Acordo entre EUA e UE deve sair e nos impactar, diz embaixador brasileiro

O embaixador do Brasil na União Europeia (UE), Pedro Miguel da Costa, disse durante evento nesta terça-feira (6) acreditar que um acordo comercial entre os Estados Unidos e o bloco será fechado e que isso levará impactos aos “interesses” brasileiros.

“Eu acho que haverá um acordo entre Estados Unidos e União Europeia, um grande acordo. E quando houver este acordo, nossos interesses poderão ser afetados, desde o acesso dos nossos produtos, como a soja, até o impacto às regras. Qual será o tratamento dado aos EUA na Lei Antidesmatamento, por exemplo?”, disse.

Os Estados Unidos anunciaram tarifas recíprocas de 20% a todos os produtos europeus, enquanto a UE havia proposto taxas de 25% a uma série de produtos norte-americanos. Neste momento, contudo, as medidas estão pausadas, e há expectativas sobre possíveis tratos comerciais.

O diplomata participou remotamente de evento promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na capital paulista. Na ocasião, também comentou o andamento do acordo entre Mercosul-UE — concluído no ano passado e que agora precisa ser chancelado internamente pelas partes.

Pedro Miguel da Costa disse acreditar que a aprovação dos termos será “difícil” tanto no Conselho Europeu quanto no Parlamento Europeu (órgãos de Executivo e Legislativo do bloco). O embaixador indicou, contudo, que o “efeito Trump” renovou o “ímpeto” de defensores do acordo na UE.

“As pessoas [que defendem o Mercosul-UE] começam a falar mais no acordo. E isso é muito difícil porque ninguém quer falar contra o agronegócio europeu, que é muito forte”, completou.

Maioria dos empreendedores teme cenário econômico em 2025

Este conteúdo foi originalmente publicado em Acordo entre EUA e UE deve sair e nos impactar, diz embaixador brasileiro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.