Agora é oficial: nova geração do Jeep Compass é revelada

A Jeep revelou a nova geração do Compass na Europa, agora baseada na plataforma STLA Medium da Stellantis. O SUV médio tem novo visual, mais tecnologia e ganha uma inédita versão elétrica. O novo Compass já começou a ser vendido por 41 mil euros (cerca de R$ 264 mil). Um dos maiores sucessos da Jeep, o carro será fabricado em Goiana (PE) com lançamento previsto no final de 2026.

No aspecto visual, o novo Compass mantém os principais traços que identificam os modelos Jeep, como a grade de sete fendas verticais e os arcos de roda robustos. Mas há evoluções para melhorar a eficiência aerodinâmica e a presença visual.

A Jeep afirma que o coeficiente aerodinâmico (Cx) foi reduzido em 10%, chegando a menos de 0,30 — valor importante para um SUV desse porte, que contribui diretamente para a autonomia nas versões elétricas. As imagens oficiais confirmam as fotos vazadas do modelo.

Para chegar nesse resultado, a Jeep inclui recursos como defletores de ar ativos na grade, que regulam a entrada de ar de acordo com a necessidade do motor e da refrigeração dos sistemas elétricos.


Jeep Compass: nova geração é revelada na Europa
Jeep Compass: nova geração é revelada na Europa • Divulgação

O carro tem comprimento de  4,55 metros e recebe um considerável aumento na distância entre-eixos, agora com bons 2,77 m. Com isso, os passageiros do banco traseiro agora contam com 55 mm extras para as pernas, enquanto o porta-malas agora oferece  550 litros.

A cabine também recebeu um novo console central, com compartimento de 34 litros, oferecendo mais opções para guardar objetos pessoais. Além disso, o encosto do banco traseiro passa a ter divisão 40/20/40, permitindo maior versatilidade.

A central multimídia e o painel digital são novos, com telas de 10 polegadas no quadro de instrumentos e de 16 polegadas no console central. O sistema de infotainment conta com atualizações remotas (OTA) e conectividade avançada.


Jeep Compass: nova geração é revelada na Europa
Jeep Compass: nova geração é revelada na Europa • Divulgação

Outro ponto de evolução é o pacote de assistência à condução. O Compass passa a oferecer condução semiautônoma de nível 2, com recursos como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma de emergência. Para os modelos mais completos, há ainda câmera 360°, head-up display e assistente de mudança de faixa semiautomática.

Três motores eletrificados

Outra grande novidade do novo Compass está a oferta de motores. O SUV terá três opções eletrificadas: híbrido-leve (48V) de 145 cv, híbrido plug-in de 195 cv e três versões 100% elétricas (BEV), com potências entre 213 cv (tração dianteira) e 375 cv (tração integral).

A configuração mais potente recebe um novo motor elétrico traseiro exclusivo da Jeep, capaz de entregar 49 kW (66 cv) e 232 Nm de torque. Em conjunto com uma relação de 14:1, esse conjunto permite ao SUV superar aclives de 20% mesmo sem tração nas rodas dianteiras.


• Divulgação

A autonomia das versões elétricas pode chegar a 650 km, segundo o ciclo WLTP, graças ao pacote de baterias de 74 kWh e soluções para otimização aerodinâmica. A recarga rápida via corrente contínua (DC) permite recuperar de 20% a 80% da carga em cerca de 30 minutos.

Para o mercado brasileiro, a Jeep deverá manter o motor T270, um 1.3 Turboflex de 176 cavalos, além do 2.0 Hurricane de 272 somente a gasolina. Além disso, deverá contar com o sistema BioHybrid leve, numa versão aprimorada do que já existe na Fiat. 

Jeep Compass abandona motor diesel após nove anos

Este conteúdo foi originalmente publicado em Agora é oficial: nova geração do Jeep Compass é revelada no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.