Irã diz que testou míssil capaz de atingir Israel e driblar defesa antiaérea dos EUA

Em meio à crescente tensão no Oriente Médio, o Irã anunciou ter testado com sucesso um novo míssil balístico de médio alcance, batizado de Qassem Basir, com capacidade para atingir o território israelense e furar sistemas de defesa aérea avançados dos EUA. A informação foi divulgada pela TV estatal iraniana e reproduzida pela rede Radio Free Europe (RFE).

O teste, cujas imagens foram exibidas na televisão oficial, teria mostrado o projétil atingindo seu alvo. Segundo o ministro da Defesa do Irã, Aziz Nasirzadeh, o míssil é movido a combustível sólido, tem alcance de 1,2 mil quilômetros e foi projetado para penetrar o sistema de defesa THAAD (Defesa de Área Terminal de Alta Altitude, da sigla em inglês), implantado por Washington em Israel no ano passado.

Míssil balístico exibido em desfile de comemoração da Semana da Sagrada Defesa, que lembra a guerra entre Irã e Iraque, Teerã, 2019 (Foto: WikiCommons)

Nasirzadeh afirmou que o míssil foi desenvolvido a partir de lições aprendidas nas ofensivas conduzidas pelo Irã contra Israel em abril e outubro de 2023. Trata-se de uma versão aprimorada do míssil Martyr Hajj Qassem, revelado em 2020 e nomeado em homenagem ao comandante Qassem Soleimani, morto pelos Estados Unidos.

A exibição do novo armamento coincidiu com um ataque de mísseis realizado por rebeldes Houthis do Iêmen, aliados de Teerã, nas proximidades do aeroporto Ben Gurion, em Israel, que deixou feridos e causou a interrupção temporária de voos. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, responsabilizou o Irã pelo ataque e prometeu retaliar “o grupo iemenita e Teerã”.

Segundo especialistas, o Qassem Basir é o primeiro míssil balístico de médio alcance iraniano equipado com sensores ópticos, o que o torna menos vulnerável a interferência por sinais externos.

No encerramento do anúncio, o ministro Nasirzadeh fez um alerta: “Qualquer agressão militar dos Estados Unidos ou de Israel provocará uma resposta global contra seus ativos e bases.” Segundo ele, o Irã não busca confronto, mas responderá “com firmeza” se for desafiado.

O post Irã diz que testou míssil capaz de atingir Israel e driblar defesa antiaérea dos EUA apareceu primeiro em A Referência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.