Xi Jinping e Putin destacam cooperação entre Rússia e China durante reunião

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, agradeceu ao presidente da China, Xi Jinping, por participar das celebrações dos 80 anos da vitória “sagrada” sobre os nazistas na Segunda Guerra Mundial e disse que os dois países agora se unem contra o “neonazismo”.

A presença de Xi Jinping nas celebrações desta semana representa um importante impulso para Putin, que desde o início retratou a guerra na Ucrânia como uma luta contra os nazistas “modernos”.

A Ucrânia e seus aliados rejeitam essa caracterização e dizem que é uma falsidade grotesca, acusando Moscou de conduzir uma invasão ao estilo imperial.

“A vitória sobre o fascismo, alcançada à custa de enormes sacrifícios, tem um significado duradouro”, destacou Putin a Xi nesta quinta-feira (8).

“Juntamente com nossos amigos chineses, defendemos firmemente a verdade histórica, protegemos a memória dos eventos dos anos de guerra e neutralizamos as manifestações modernas de neonazismo e militarismo”, comentou.

O presidente também disse que a China está disposta a aprofundar “firmemente” a cooperação estratégica com a Rússia.

Xi afirmou ainda que os dois países, como potências mundiais e integrantes permanentes do Conselho de Segurança da ONU, trabalhariam juntos para combater o “unilateralismo e a intimidação”.

Ele ressaltou que eles “promoveriam conjuntamente a visão correta da história da Segunda Guerra Mundial, salvaguardariam a autoridade e o status das Nações Unidas, defenderiam resolutamente os direitos e interesses da China, da Rússia e da vasta maioria dos países em desenvolvimento, e trabalhariam juntos para promover uma globalização econômica igualitária, ordenada, multipolar e inclusiva”.

Os dois líderes falaram após se aproximarem ao longo de um tapete vermelho, de extremidades opostas de um dos salões do Kremlin, e apertarem as mãos diante das câmeras. Cada um se cumprimentou como “querido amigo”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Xi Jinping e Putin destacam cooperação entre Rússia e China durante reunião no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.