Operação da polícia prende líder do PCC em Roraima

A Polícia Civil de Roraima (PCRR) deflagrou, nesta última quarta-feira (7), uma operação contra integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) responsável pelo tráfico de drogas nos municípios de Boa Vista, Caracaraí, Mucajaí, Iracema e Rorainópolis.

A ofensiva, que integra a operação nacional Renorcrim II do Ministério da Justiça e Segurança Pública, resultou na prisão de cinco pessoas — entre elas, o líder da facção no estado, conhecido como “Sorriso Maroto”.

A ação, batizada como Operação Fim de Dança, mobilizou 150 policiais civis e contou com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado de Roraima, da Secretaria de Justiça e Cidadania e do Grupo de Resposta Tática.

Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, além de cinco de prisão. Outras duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas.

Segundo o delegado titular da Draco (Delegacia de Repressão às Organizações Criminosas), Wesley Oliveira, o alvo principal da operação era Rodrigo Alberto Xavier, de 37 anos, o “Sorriso Maroto”.

O suspeito é de São Paulo e foi enviado ao estado para reestruturar a facção criminosa em Roraima. Ele já havia sido preso em março deste ano, em Caracaraí, após apresentar documentos falsos, e cumpria pena em regime aberto.

“Conseguimos identificar os membros da organização e, com apoio do Ministério Público e do Judiciário, atingimos o núcleo de atuação do grupo em Roraima. O local onde a droga era armazenada, considerado o ‘cofre’ da facção, foi desmantelado”, explicou o delegado.

Durante a ação, a Polícia apreendeu 10 quilos de cocaína, aproximadamente 3 quilos de skunk, balanças de precisão, armas, cartuchos, coletes balísticos e celulares.
Um dos flagrantes ocorreu em uma fazenda no Cujubim, a 40 km de Caracaraí, onde os agentes caminharam por 3 km em mata densa para localizar um tonel com 4 kg de cocaína enterrados.

Uma mulher de 32 anos, apontada como “Geral Feminina” da facção — responsável pela coordenação das ações do grupo entre as mulheres — também foi presa.
Além da operação desta semana, outras ações nos dias 1º e 2 de maio, nos municípios de Rorainópolis e Alto Alegre, resultaram em mais de sete prisões e cerca de 40 mandados cumpridos.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Operação da polícia prende líder do PCC em Roraima no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.