O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da China, Xi Jinping, assinaram uma declaração nesta quinta-feira (8) para aprofundar a parceria estratégica entre os dois países.
Em discurso no Kremlin após conversas com Xi, Putin afirmou que as relações Rússia-China são autossustentáveis e que os dois países continuarão a aumentar a participação de suas moedas nacionais em acordos mútuos.
“As nossas conversações com o Presidente da República Popular da China decorreram numa atmosfera tradicionalmente calorosa, amigável e construtiva, tendo sido muito informativas e produtivas”, afirmou o líder russo.
“Nosso passado heroico comum e a fraternidade militar são uma base sólida para o desenvolvimento e o fortalecimento das relações russo-chinesas”, acrescentou. “E essas relações atingiram o nível mais alto da história.”
O presidente chinês reforçou as palavras de Putin, afirmando que “a China e a Rússia devem continuar a aprofundar a cooperação prática em vários campos, consolidar a base material da cooperação estratégica abrangente, beneficiar continuamente os dois povos e injetar um ímpeto mais forte no desenvolvimento global.”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Putin e Xi assinam declaração para aprofundar parceria entre Rússia e China no site CNN Brasil.