Leão XIV cita palavra ‘paz’ 10 vezes em 1º discurso

VATICANO, 9 MAI (ANSA) – A palavra “paz”, repetida 10 vezes, marcou o primeiro pronunciamento do papa Leão XIV na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, um sinal claro do que será um dos pilares de seu pontificado.   

Pela primeira vez na história, um discurso de posse papal foi lido, e não improvisado, como fizeram todos os seus predecessores. Sua primeira frase como sucessor de São Pedro, que agora entra para a história, foi: “A paz esteja com todos vocês”.   

O termo “todos”, carregado de significado ecumênico e inclusivo, apareceu 12 vezes no pronunciamento, sempre associado a ideias de “caminhar juntos” e fraternidade.   

“Deus nos ama e Deus ama todos vocês. O mal não irá prevalecer. Estamos todos na mão de Deus”, disse Prevost para os fiéis. Leão XIV mencionou três vezes a palavra “diálogo”, ligada à construção de “pontes” e como símbolo de concórdia. Por duas vezes, destacou a expressão “sem medo”, enquanto “amor” surgiu em cinco ocasiões.   

“Portanto, sem medo, juntos, de mãos dadas com Deus e uns com os outros, prossigamos”, salientou.   

O papa Francisco foi citado duas vezes, algo que não surpreende, uma vez que Leão XIV é considerado “bergogliano” e foi levado a Roma pelo próprio argentino. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.