Os ex-tutores do cachorro Scooby, resgatado no fim de março em Fortaleza após ser encontrado em condições degradantes, foram indiciados pelo crime de maus-tratos.
O inquérito policial foi concluído pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), nesta quarta-feira (7). As investigações comprovaram que o companheiro da ex-tutora de Scooby, que já havia sido presa em flagrante, também era responsável pelo animal.
O casal se encontra à disposição do Poder Judiciário. De acordo com o código penal, a pena pelo crime de maus-tratos é de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda de animais.
O caso de Scooby
Um cão poodle de 14 anos foi resgatado em condições deploráveis na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE), após uma denúncia anônima, no dia 27 de março. Sua tutora, uma mulher de 47 anos, foi presa em flagrante sob acusação de maus-tratos.
A Polícia Civil informou que o cão foi resgatado e encaminhado à ONG Anjos da Proteção Animal (APA), na Região Metropolitana de Fortaleza, onde recebeu cuidados veterinários.
Scooby sofria de anemia severa, miíase, nódulos de sangue na pele e outros problemas de saúde. Na ocasião, a polícia encontrou o animal preso em um corredor, sem acesso a comida e água, com cerca de três quilos de pelos sujos e endurecidos que dificultavam a locomoção.
Ver essa foto no Instagram
Durante os cuidados na clínica veterinária, Scooby precisou passar por um processo delicado de tosa, feito manualmente com tesouras devido à gravidade do caso. Por causa das lesões na pele, o cão precisou de anestesia e o procedimento foi dividido em etapas.
A CNN falou com a nova tutora, a ativista Stefani Rodrigues, e segundo ela, Scooby está bem, apesar da idade avançada e da fragilidade. “Por conta da idade, a visão dele está afetada. Mas estamos controlando com colírio antibiótico. Fora isso, ele está ótimo. Ainda magrinho e sem muitas forças nas perninhas. Mas ele está bem! Um xodózinho”, declarou.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ex-tutores de cão resgatado com 3 kg de pelo são indiciados por maus-tratos no site CNN Brasil.