‘Não há ressentimentos entre Trump e Leão XIV’, diz Casa Branca

WASHINGTON, 9 MAI (ANSA) – O governo dos Estados Unidos afirmou nesta sexta-feira (9) que não existe ressentimentos entre o presidente Donald Trump e o papa Leão XIV, apesar das publicações do ex-cardeal nas redes sociais criticando o republicano.   

A informação foi divulgada pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, garantindo que o magnata “está muito orgulhoso de ter um papa americano”. “Isso é algo grandioso para os Estados Unidos da América e para o mundo, e rezamos por ele”, acrescentou.   

A declaração responde a um questionamento sobre as declarações de Robert Francis Prevost referente ao encontro de Trump com seu homólogo de El Salvador, Nayib Bukele.   

“Enquanto Trump e Bukele usam o [Salão] Oval para [ironizar] a deportação ilegal de um residente dos EUA, outrora um imigrante salvadorenho sem documentos, o agora bispo auxiliar da Arquidiocese de Washington D.C. Evelio [Menjivar-Ayala] questiona: ‘Você não percebe o sofrimento? Sua consciência não fica inquieta? Como pode permanecer em silêncio?’”, diz a publicação replicada pelo novo Santo Padre no mês passado.   

Além disso, o atual papa Leão XIV chegou a compartilhar uma mensagem criticando o vice de Trump, J.D. Vance, protestante que se converteu católico em 2019. Na ocasião, ele comentou a fala do político que evocou um princípio da Igreja, a “ordo amoris”, para justificar a política linha dura contra imigrantes da Casa Branca.   

“J.D. Vance erra: Jesus não nos pediu para rankear nosso amor pelos outros”, escreveu o então cardeal no X.   

Paralelamente, o cardeal Timothy Dolan, arcebispo de Nova York, declarou que o papa Leão XIV “vai querer construir pontes” com Trump e com os líderes de todas as nações.   

“Ele vai querer construir pontes com Trump? Acho que sim, mas ele gostaria de construir pontes com os líderes de todas as nações. Portanto, não creio que meus irmãos cardeais o considerassem um contrapeso a alguém”, afirmou.   

Considerado próximo de Trump, Dolan comentou ainda que não acredita que “o fato de Prevost vir dos Estados Unidos tenha tido muito peso”. “Não deveríamos ficar assustados ao ver o papa Leão XIV como um construtor de pontes. Este é o significado da palavra latina ‘pontefice”’. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.