Contratado pelo Atlético-MG na semana passada, após rescindir com o Cruzeiro, o atacante Dudu escolheu passar o Dia das Mães na Arena MRV.
Dono da camisa 92, ele vai acompanhar o duelo do novo clube contra o Fluminense.
O jogo da oitava rodada do Campeonato Brasileiro, marcado para 17h30 (de Brasília), será o retorno do Alvinegro ao estádio e a estreia do gramado sintético. A última partida, ainda com a grama natural, foi na 38ª rodada do ano passado, na vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR.
Cabe lembrar que o atacante, que estará num dos camarotes da “Casa do Galo” e que ainda não será oficialmente apresentado, só poderá estrear pelo Atlético-MG após a abertura da janela de transferências, em 2 de junho.
Nos últimos dias, ele estava na Europa com a esposa Paula. O casal voltou a Belo Horizonte nesse sábado (10).
Dudu poderá jogar qualquer competição pelo Atlético-MG?
Campeonato Brasileiro
O regulamento do Brasileirão não permite que um jogador seja inscrito por outro clube depois que tenha feito, pelo menos, sete partidas pela equipe anterior. Como esteve em cinco partidas do Cruzeiro na competição, Dudu está apto a atuar por qualquer equipe da elite nacional.
O que diz o regulamento do Campeonato Brasileiro
Art. 12 – Um atleta somente poderá ser inscrito por outro Clube do Brasileirão Série A 2025, após o início do CAMPEONATO, se tiver atuado em um número máximo de 6 (seis) partidas pelo Clube de origem. Essa limitação poderá ser alterada mediante aprovação da maioria dos Clubes participantes e formalizada através de Diretriz Técnica.
§ 1º – Considera-se como atuação o ato do atleta entrar em campo para a disputa da partida, desde o início ou no decorrer da mesma.
§ 2º – O atleta que tenha atuado por um Clube no CAMPEONATO somente poderá atuar por mais um Clube.
Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o regulamento de 2025 permite que o jogador defenda dois clubes na competição, desde que não tenha atuado pelo primeiro a partir da terceira fase.
O Cruzeiro não participou das duas primeiras fases da edição deste ano, por ter se classificado de forma direta à terceira fase. O camisa 7 não foi relacionado para a estreia, contra o Vila Nova-GO, e dessa forma, ainda não entrou em campo pela competição, permitindo participação por qualquer outra equipe.
O que diz o regulamento da Copa do Brasil
Art. 7º – Um atleta poderá ser inscrito por outro Clube da COPA DO BRASIL, após o início da competição, se tiver atuado pelo Clube de origem antes do início da 3ª Fase da competição.
§ 1º – Entende-se por atuar o ato do atleta entrar em campo para a disputa da partida, desde o início ou no decorrer da mesma.
§ 2º – O atleta que tenha atuado por um Clube na COPA DO BRASIL somente poderá atuar por mais um Clube na COPA DO BRASIL.
Copa Sul-Americana
Dudu fez dois jogos pelo Cruzeiro na fase de grupos da Copa Sul-Americana. Isso, no entanto, não o impede de atuar por outro time no mata-mata.
O que diz o regulamento da Sul-Americana
Um jogador inscrito na Fase de Grupos por um clube poderá ser inscrito por outro clube unicamente a partir dos Playoff das Oitavas de Final, ou seja, não poderá participar da mesma fase por dois clubes diferentes.
Um jogador não poderá ser inscrito para a Fase Final (Playoff das Oitavas, Oitavas, Quartas, Semifinal e Final) por mais de um clube.
Dudu no Atlético-MG
O atacante chegou ao Galo com contrato até dezembro de 2027. O atacante de 33 anos terá salário próximo a R$1 milhão, cerca de R$ 600 mil a menos dos seus vencimentos no Cruzeiro. O acordo com o Atlético-MG já havia sido antecipado pela Itatiaia no último sábado (3).
Este conteúdo foi originalmente publicado em Dudu vai acompanhar jogo do Atlético-MG na Arena MRV contra o Fluminense no site CNN Brasil.