Papa Leão XIV pede o fim das guerras em Gaza e na Ucrânia em sua primeira bênção dominical

O papa Leão XIV pediu no domingo (11) o fim imediato das guerras em Gaza e na Ucrânia, em sua primeira bênção pública desde que foi eleito. A mensagem foi transmitida da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para uma multidão estimada em cem mil pessoas, segundo a revista Newsweek.

“Que os combates cessem imediatamente, que a ajuda humanitária seja fornecida à população civil exausta e que todos os reféns sejam libertados”, declarou o pontífice ao falar sobre Gaza. Sobre a guerra da Ucrânia, acrescentou: “Trago em meu coração os sofrimentos do amado povo ucraniano. Que tudo seja feito para alcançar uma paz genuína, justa e duradoura o mais rápido possível.”

O papa Leão XIV no Vaticano (Foto: Vatican News/divulgação)

Leão XIV também elogiou o recente anúncio de cessar-fogo entre Índia e Paquistão. “No dramático contexto atual de uma terceira guerra mundial em partes, eu também apelo aos poderosos do mundo repetindo estas palavras sempre atuais: guerra nunca mais!”, afirmou.

A fala marca o retorno de uma presença ativa do papa após meses de afastamento do antecessor, Francisco, por motivos de saúde. A escolha de temas geopolíticos no primeiro discurso dominical sinaliza a intenção da Santa Sé de manter influência moral e diplomática em conflitos armados ao redor do mundo.

A recepção à eleição de Leão XIV, primeiro papa nascido nos Estados Unidos, foi positiva entre as lideranças norte-americanas. Nascido Robert Prevost, o papa é natural de Chicago e tem 69 anos.

“É uma grande honra perceber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”, disse o presidente Donald Trump. “Tenho certeza de que milhões de católicos americanos e outros cristãos rezarão pelo seu trabalho bem-sucedido à frente da Igreja”, acrescentou o vice-presidente JD Vance.

A missa de instalação do novo papa está marcada para o próximo domingo (18), quando terá início oficialmente seu ministério como bispo de Roma e Sumo Pontífice da Igreja Católica.

O post Papa Leão XIV pede o fim das guerras em Gaza e na Ucrânia em sua primeira bênção dominical apareceu primeiro em A Referência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.