O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (14) que não quer que as negociações nucleares com o Irã tomem um “rumo violento”, pressionando os iranianos a aceitarem um acordo.
“Vocês também estão trabalhando muito próximos de nós, no que diz respeito à negociação de um acordo com o Irã, que é o caminho muito mais amigável que se poderia ver”, pontuou Trump em um jantar em uma agenda governamental em Doha, no Catar.
“Quer dizer, dois caminhos, são apenas dois caminhos. Não são três, quatro ou cinco, são dois. Há um caminho amigável e um não amigável, e não amigável é um caminho violento, e eu não quero isso. Vou dizer isso logo de cara. Eu não quero isso, mas eles precisam se mexer”, acrescentou o presidente.
Os Estados Unidos têm realizado negociações de alto risco com o Irã nas últimas semanas. O enviado especial dos EUA Steve Witkoff está no Catar para uma visita de Estado e tem liderado o lado americano nas reuniões.
Tanto os EUA quanto o Irã concordaram em continuar as negociações sobre um acordo nuclear. Trump não se pronunciou publicamente sobre os detalhes que busca, exceto que o Irã não pode ter uma arma nuclear.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump alerta contra “rumo violento” em negociação nuclear com Irã no site CNN Brasil.