Ucrânia e Rússia trocam farpas à margem de negociação na Turquia

ROMA, 15 MAI (ANSA) – Ucrânia e Rússia trocaram farpas nesta quinta-feira (15) à margem do primeiro encontro entre suas delegações em Istambul, na Turquia, que visa negociar o conflito no leste europeu iniciado há mais de três anos.   

Com a ausência do presidente russo, Vladimir Putin, que enviou representantes de segundo escalão ao território turco, o chefe de Estado ucraniano destacou, logo após desembarcar em Ankara, que a delegação de Kiev “é de alto nível”, enquanto a de Moscou é “decorativa, uma farsa, colocada em meio a uma cena teatral”.   

“Iremos decidir os próximos passos após conversamos com [o presidente da Turquia, Recep Tayyip] Erdogan”, anunciou Zelensky à imprensa.   

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, respondeu ao comentário do líder ucraniano, chamando-o de “palhaço, um fracassado, uma pessoa com nível de instrução desconhecida”, ainda que seja de conhecimento público que Zelensky se graduou em Direito pela Universidade de Kiev em 2000.   

Devido ao clima entre as partes, a Turquia, que atua como intermediadora, transferiu a reunião entre as delegações de Kiev e Moscou para o período da tarde.   

“Desejamos que as negociações que irão acontecer em Istambul nos levem a abrir uma nova página”, disse o ministro turco das Relações Exteriores, Hakan Fidan. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.