Sede da COP30, Belém é a cidade turística brasileira mais otimista com o setor pelos próximos dois anos. Pesquisa Nexus obtida em primeira mão pela CNN coloca a capital paraense como a que vê o turismo mais aquecido até 2026, com 77% da população com expectativas positivas nesse período.
De acordo com o levantamento, um em cada quatro moradores de Belém acreditam que o turismo estará “muito aquecido” nos próximos dois anos – em novembro, a cidade receberá a Cúpula do Clima, a primeira a ocorrer na região amazônica. Outros 52% avaliam que o setor seguirá “aquecido” até 2026.
Os dados colocam Belém à frente de outras cidades tradicionais do turismo no Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Foz do Iguaçu. Além disso, os moradores da capital paraense são os que mais acreditam que o desenvolvimento sustentável deve ser prioridade no turismo, com 93% de adesão.
A pesquisa, encomendada pela Embratur, aponta que 70% dos moradores dessas cidades turísticas estão otimistas com o setor turístico, ante 9% que temem alguma ou muita retração nessa atividade econômica.
O levantamento da Nexus ouviu mil entrevistados de 16 anos ou mais, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belém e Foz do Iguaçu. A margem de erro é de três pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Sede da COP30, Belém é a cidade mais otimista com turismo, diz pesquisa no site CNN Brasil.