Tecnologia de “Black Mirror” para recriar consciência é desenvolvida

A tecnologia que aparece no episódio “Be Right Back”, da série “Black Mirror”, recria a consciência de uma pessoa que já faleceu para suprir a saudade das pessoas que ficaram — e agora, ela existe.

O Deep Reflection usa a inteligência artificial (IA) para coletar as ideias, as opiniões e o estilo de criadores de conteúdo e personalidades que se expressam na internet para criar uma extensão de sua consciência.

No episódio “Be Right Back”, um jovem casal, Martha e Ash, tem o romance interrompido por um acidente de carro que vitimou o marido. Durante o velório, ela fica sabendo sobre um serviço que torna possível conversar com pessoas mortas.

A cada dia que passava, ela decidia aumentar sua assinatura do sistema até comprar um robô com as feições do seu marido, em tamanho real, e que se comportava como ele — com base em seus pensamentos compartilhados nas redes sociais.

Ao contrário do personagem-robô criado em “Black Mirror”, a intenção não é substituir a pessoa analisada pela plataforma, e sim simular suas ideias e sua maneira de se expressar.

A ferramenta pode ajudar criadores de conteúdo a direcionar seus materiais ao público certo, aumentar o engajamento de vídeos, texto ou áudio ou, ainda, recriando publicações antigas com uma nova estratégia adaptada à personalidade de cada pessoa.

Para o público geral, o software pode ajudar na criação de novas ideias combinando insights de diferentes pessoas públicas que dividem as mesmas opiniões.

“Deep Reflection é a primeira tecnologia baseada em IA que replica, expande e conecta pensamentos, ideias e conhecimento por meio de expressões, criando um modelo de reflexão interativo e personalizável que transforma a maneira como o público interage com criadores de conteúdo e mídias sociais”, diz o site da empresa.

Veja o trailer do episódio “Be Right Back”, de “Black Mirror”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tecnologia de “Black Mirror” para recriar consciência é desenvolvida no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.