Santa Catarina realiza simulado estadual de gestão de desastres; entenda

Santa Catarina realiza neste domingo (18) um simulado estadual de gestão de desastres. A ação, que ocorre em mais de 250 municípios catarinenses, mobiliza cerca de 250 mil pessoas, entre moradores, voluntários e profissionais de diversas instituições, testando a capacidade de resposta do estado a emergências. O simulado deve encerrar às 17h, e inclui evacuações, instalação de abrigos e ações educativas.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC) e executado pelos Grupos de Ações Coordenadas (GRACs), o simulado conta com o apoio de diversas instituições, como o Corpo de Bombeiros, polícias, universidades e o Aeroporto Internacional de Florianópolis.

O objetivo principal da medida é fortalecer a integração entre órgãos envolvidos na gestão de desastres, além de promover a cultura de prevenção junto à população.

Atividades

As atividades do simulado incluem evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastro de famílias, distribuição de ajuda humanitária e ações educativas de prevenção.

O exercício permite testar planos de contingênciasistemas de alerta e a coordenação entre instituições em um cenário realista de emergência.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Santa Catarina realiza simulado estadual de gestão de desastres; entenda no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.