A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) anunciou que irá paralisar o Sistema Guandu nesta terça-feira (20), das 0h às 20h, para a realização de uma manutenção preventiva. A ação tem como foco a modernização da estrutura e o aprimoramento operacional do sistema de abastecimento, considerado o maior da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Durante o período, a produção de água será temporariamente interrompida, afetando o fornecimento para os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados.
Entre as melhorias previstas, a companhia destacou a instalação de macromedidores – equipamentos capazes de medir grandes volumes de água com mais precisão. Segundo a Cedae, essa modernização permitirá um controle mais eficiente do sistema, contribuindo para a redução de perdas e maior segurança operacional. Além disso, serão realizados ajustes técnicos, reparos e intervenções estruturais em diversos pontos da rede.
“Esses serviços são essenciais para assegurar a continuidade da operação plena do sistema de produção de água. Com eles, conseguimos identificar e corrigir falhas de forma preventiva, além de aferir com mais precisão o volume de água fornecido pela Companhia às concessionárias”, explicou Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae.
A responsabilidade pela distribuição da água após a captação e tratamento é das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, conforme suas respectivas áreas de atuação. A previsão é de que o fornecimento comece a ser normalizado gradualmente após a conclusão dos serviços, mas a Cedae recomenda o uso consciente da água ao longo deste dia.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Paralisação do Sistema Guandu começa hoje; Rio e Baixada terão corte no site CNN Brasil.