Gol de Rivellino garantiu a vitória na abertura da segunda fase da Copa de 74

Depois de dois empates por 0 a 0, contra Iugoslávia e Escócia, e uma vitória por 3 a 0, diante do Zaire, a seleção brasileira passou para a segunda fase da Copa de 1974. Em 26 de junho, a equipe foi para Hannover enfrentar a Alemanha Oriental. O técnico Zagallo fazia mistério: “Não se sabe quem jogará na lateral direita. Até a noite de ontem, nem Zé Maria nem Nelinho sabiam qual dos dois vai jogar hoje. Mas os repórteres veem como certa a volta de Zé Maria”, destacou a Folha de S.Paulo.

O jornal relatava: “Zagallo, esquivo e nervoso, respondeu, com mau humor, as seis perguntas de um repórter alemão, discutiu rapidamente com um brasileiro e voltou a repetir algumas frases desgastadas. “Jogamos de acordo com o adversário. Agora mudei o meu modo de pensar. Preferia manter um time apenas, mas se for preciso, mudo o time a cada jogo, por causa do estilo dos adversários. Esta é a Copa do preparo físico, por causa disso é que o nível técnico caiu em relação à Copa do México“, ponderou.

Zé Maria enfrentou os alemães orientais e Dirceu também foi escalado. Zagallo manteve Valdomiro no lugar de Leivinha. A seleção venceu por 1 a 0, gol de Rivellino, em uma cobrança de falta aos 15 minutos do segundo tempo. Jairzinho estava postado na barreira e se abaixou. A bola passou justamente pelo buraco deixado pelo camisa 7 do Brasil e o goleiro Croy ficou imóvel. 

O caderno de esportes da Folha trazia a notícia: “Um a zero com dignidade. A defesa cumpriu o que prometeu, continua sem sofrer um gol nesta Copa, e o Brasil venceu a Alemanha Oriental por 1 a 0, ontem em Hannover, nesta indecisa caminhada em busca de mais um título mundial. Só que mais uma vez o medo e a expectativa de uma surpresa permaneceram no ar até o último segundo, mantendo os nervos de todos, quase no limite da neurose.”

Em São Paulo, torcedores se aglomeraram em bares e restaurantes para assistir à partida. Foram registradas ocorrências como furtos e roubos durante o jogo da seleção. 

Ouça a íntegra da partida na transmissão de Armindo Antônio Ranzolin, da Rádio Guaíba. O áudio foi gentilmente cedido pelo pesquisador de rádio Ciro Götz. Amanhã. destaco aqui no “Memória da Pan” a vitória da seleção no jogo seguinte, contra a Argentina. 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.