A lendária banda de rock The Who se separou de seu baterista Zak Starkey pela segunda vez em um mês, anunciaram ambas as partes no Instagram no domingo (18).
Enquanto Pete Townshend, guitarrista e principal compositor da banda, sugeriu em seu comunicado que a separação foi mútua, Starkey alegou que foi “demitido” e “solicitado a fazer uma declaração dizendo que havia deixado o The Who para seguir outros projetos musicais.”
Houve “semanas de caos comigo entrando e saindo como uma sanfona”, acrescentou Starkey.
Starkey, filho do baterista dos Beatles Ringo Starr, que tocava com o The Who desde 1996, foi demitido pela primeira vez da banda no mês passado, após supostamente não terem ficado satisfeitos com sua performance durante um show no Royal Albert Hall em Londres.
Dias depois, no entanto, Townshend e Starkey anunciaram que ele voltaria à banda depois que “alguns problemas de comunicação, pessoais e privados de todos os lados, foram resolvidos satisfatoriamente.”
Townshend também abordou o show no Royal Albert Hall, dizendo “talvez não tenhamos dedicado tempo suficiente aos testes de som, o que nos causou problemas no palco.”
“O som no centro do palco é sempre o mais difícil de trabalhar. Roger não fez nada de errado além de mexer em seus monitores in-ear. Zak cometeu alguns erros e se desculpou. Ainda que com um pato de borracha baterista”, disse ele.
Não está claro por que a decisão de reintegrar Starkey foi revertida. A CNN entrou em contato com representantes do The Who para comentar.
Townshend disse no domingo que “chegou a hora de uma mudança”, acrescentando “Zak tem muitos novos projetos em mãos e desejo o melhor para ele.”
Starkey retrucou que tem “outros projetos e sempre teve”, explicando que “O The Who tem sido esporádico ou minimalista em turnês na maioria dos anos, exceto por duas turnês extensivas em 2000 e 2006/7.”
“Nada disso (outro trabalho) jamais interferiu com o The Who e nunca foi um problema para eles.”
Starkey está “bastante tranquilo sobre todo o assunto” e “agora focado em um projeto mais contemporâneo”, disse um representante de Starkey à CNN, referindo-se ao seu supergrupo Mantra of the Cosmos, cujo próximo single conta com a participação da estrela do Oasis, Noel Gallagher.
A saída de Starkey acontece apenas três meses antes do The Who embarcar em sua turnê de despedida na América do Norte, quase 60 anos depois que a banda começou a se apresentar lá.
Dos quatro membros fundadores da banda, apenas Townshend e o vocalista Roger Daltrey ainda estão vivos. O baixista John Entwhistle morreu em 2002, enquanto o baterista Keith Moon, que era padrinho de Starkey, morreu em 1978.
Desde então, Starkey se tornou “praticamente o baterista “não oficial” oficial do The Who”, segundo o site da banda.
Scott Devours assumirá o lugar de Starkey na próxima turnê, anunciou Townshend. Devours já tocou com Daltrey em seus shows solo e substituiu Starkey como baterista do The Who no passado.
Por que as músicas que ouvimos na juventude marcam a nossa vida?
Este conteúdo foi originalmente publicado em The Who demite baterista Zak Starkey pela segunda vez em um mês no site CNN Brasil.