Diretora brasileira é premiada em Cannes; conheça Marianna Brennand

A cineasta brasileira Mariana Brennand recebeu o prêmio de talento emergente no Woman in Motion Awards no Festival de Cannes, na França, no domingo (18). Ela posou ao lado da atriz Nicole Kidman, que também foi premiada no evento.

A honrara promovida pela holding francesa Kering busca reconhecer mulheres proeminentes e jovens talentos que procuram elevar o perfil das mulheres na indústria cinematográfica – por meio das escolhas que fizeram, das carreiras e da visão do mundo.

Em 2024, Mariana ganhou o principal prêmio da Gionarte Degli Autori, mostra paralela do Festival de Veneza, pelo filme “Manas”, que está em cartaz nos cinemas brasileiros. A produção conta a história de meninas e mulheres que sofrem abuso sexual na Ilha de Marajó, no Pará.

Quem é Marianna Brennand?

Mariana nasceu em Brasília, no Distrito Federal, em 1980. Ela se formou em Cinema na Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, nos Estados Unidos.

Voltada ao cinema documental, ela lançou “O Coco, a Roda, o Pnêu e o Farol” (2007), sobre tradição musical do “coco de roda” em Olinda, no Pernambuco, e o documentário sobre seu tio-avô, o artista Francisco Brennard, que venceu os prêmios de Melhor Documentário Brasileiro e Melhor Filme Brasileiro na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

“Manas” foi primeiro longa-metragem de ficção da cineasta brasiliense. A produção estreou na mostra Gionarte Degli Autori no Festival de Veneza em 2024 e chegou aos cinemas brasileiros no dia 15 de maio. Segundo a Academia Brasileira de Cinema, a produção é fruto de 10 anos de pesquisa sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes na Ilha do Marajó, no Pará.


Cena do filme "Manas", produção brasileira elogiada no Festival de Veneza 2024
Cena do filme “Manas”, produção brasileira elogiada no Festival de Veneza • Reprodução

Fora da indústria cinematográfica, Marianna se dedica à preservação do legado de seu tio-avô. Ela assinou a edição dos quatro volumes do “Diário de Francisco Brennand” (2016), vencedor do Prêmio Jabuti, e participou da idealização e edição do livro “No Labirinto dos Sonhos: 50 Anos da Oficina Francisco Brennand” (2024). Além disso, ela é a atual presidente do Conselho Deliberativo da Oficina Francisco Brennand.

Saiba quais filmes brasileiros foram selecionados para Cannes

Veja também: elenco do filme brasileiro “O Agente Secreto” em Cannes

Este conteúdo foi originalmente publicado em Diretora brasileira é premiada em Cannes; conheça Marianna Brennand no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.