É permitido ou não praticar esportes sendo portador de prótese de quadril?

Não é incomum observar pessoas que praticam atividades físicas recreativas ou atletas profissionais acometidos pelo desgaste da articulação do quadril. Para muitos, a única solução viável de tratamento é a substituição da articulação por uma prótese total. Essa realidade frequentemente coloca os pacientes em um dilema angustiante: operar e “não poder” mais praticar esportes ou operar e se livrar das dores e do desconforto causados pela artrose?

Durante anos, a prática de atividades físicas por pacientes com prótese total de quadril foi desencorajada pelos ortopedistas especialistas na área. O receio estava ligado à sobrecarga na região operada e às possíveis complicações decorrentes dos implantes, que são fabricados a partir de ligas metálicas, polietilenos e cerâmicas. Do ponto de vista médico, a falta de comprovação científica sobre a segurança da prática esportiva gerava muita cautela, levando profissionais a orientar seus pacientes sobre os riscos envolvidos.

Evolução dos materiais e novos estudos mudam a conduta médica

Entretanto, com a evolução das técnicas cirúrgicas e o aprimoramento dos materiais utilizados na fabricação das próteses, essa preocupação tem diminuído gradativamente ao longo dos anos — embora ainda persista.

Além disso, graças ao espírito de curiosidade e à ousadia humana, muitos pacientes com prótese de quadril passaram a desafiar essas recomendações e praticam atividades físicas de moderada ou até mesmo de alta exigência física. Essa iniciativa possibilitou o desenvolvimento de estudos baseados em opiniões de especialistas, os quais indicam que a resistência médica à liberação da prática esportiva vem diminuindo. Hoje, essa autorização depende, em grande parte, da experiência do médico e da expertise do paciente relacionada ou necessária à modalidade que deseja praticar.

Com orientação adequada, o retorno à atividade física é possível

Assim, é possível afirmar que aqueles que possuem ou necessitam de uma prótese total de quadril e desejam iniciar ou retomar a prática esportiva encontrarão, na maioria dos casos, uma orientação médica mais positiva em relação à sua realização. Com acompanhamento adequado, muitos conseguem associar os benefícios da cirurgia a uma melhor qualidade de vida e um estilo de vida mais saudável.

Sempre consulte seu médico sobre o assunto e busque um especialista membro da Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ).

Dr. Anderson Freitas – CRMDF 15622 | RQE 11313
Ortopedista, Doutor pela USP-RP e Membro da Sociedade Brasileira do Quadril

Adicionar aos favoritos o Link permanente.