“Missão: Impossível 8”: relembre o que aconteceu em cada filme da franquia

O filme “Missão: Impossível 8” finaliza a história de uma franquia longeva, que começou em 1996. Estrelada por Tom Cruise, ao longo de três décadas reuniu cenas eletrizantes, reviravoltas  e uma trama marcada por traições, espionagem e missões (quase) impossíveis.

O último filme da saga estreia nos cinemas nesta quinta-feira (22). No capítulo final, o protagonista Ethan Hunt e sua equipe embarcam em mais uma missão. Dessa vez, para encontrar e destruir uma IA conhecida como The Entity.

Relembre o que aconteceu em cada filme da franquia “Missão: Impossível”

Alerta de spoiler: o texto a seguir contém spoilers da franquia “Missão: Impossível 8”.

“Missão: Impossível” (1996)

O primeiro filme, dirigido por Brian De Palma, apresentou Ethan Hunt como um agente da IMF (Força Missão Impossível) que é acusado de traição após uma missão em Praga dar errado, onde Jim (Jon Voight), seu mentor, aparentemente é morto. Determinado a limpar seu nome, ele precisa descobrir quem o incriminou e expor uma conspiração interna.

Mais tarde, é revelado que Jim não só está vivo, como também é o traidor. No embate final do filme, Ethan acaba vencendo-o e expondo seus planos.

“Missão: Impossível 2” (2000)

Sob a direção de John Woo, o segundo filme conta com Hunt enfrentando um ex-agente da IMF que roubou um vírus mortal chamado “Chimera”. Além de impedir a tragédia biológica, Ethan se envolve romanticamente com Nyah (Thandiwe Newton), uma ladra envolvida na trama.

Para salvar o mundo, ele consegue derrotar o vilão, o agente desonesto da IMF, Sean Ambrose (Dougray Scott), e seus comparsas.

No final, Ethan e Nyah são mostrados em Sydney, Austrália, trabalhando juntos e em paz, com a vida da mulher sendo criminalmente limpa pela IMF.

“Missão: Impossível 3” (2006)

Com direção de J.J. Abrams, o terceiro filme mergulha mais na vida pessoal de Hunt, que tenta levar uma vida comum ao lado de sua noiva, Julia (Michelle Monaghan). No entanto, ele é puxado de volta à ação para capturar o traficante de armas Owen Davian (Philip Seymour Hoffman), um dos vilões mais marcantes da franquia.

Davian está atrás do “Pé de Coelho”, uma espécie de força poderosa e potencialmente destrutiva, mas sua natureza exata não é explicada no filme. Julia acaba se envolvendo e quase perde a vida. No final do filme, eles detêm Davian juntos e embarcam em lua de mel.

“Missão: Impossível – Protocolo Fantasma” (2011)

Dirigido por Brad Bird, esse capítulo mostra a IMF sendo desativada após ser acusada de um atentado ao Kremlin, na Rússia. Sem recursos oficiais, Ethan e sua equipe devem impedir um ataque nuclear planejado por um terrorista conhecido como Cobalto (Michael Nyqvist) e limpar seus nomes.

O longa-metragem também traz um pouco do “começo do fim de Julia”, depois que Ethan decide que não tem escolha a não ser fingir a morte dela para mantê-la segura. “Protocolo Fantasma” é marcado também pela icônica cena de Cruise escalando o Burj Khalifa, maior prédio do mundo, e apresenta William Brandt, de Jeremy Renner, assessor do Secretário do FMI e analista de inteligência.

O filme marcou uma virada visual e tecnológica para a franquia.

“Missão: Impossível – Nação Secreta” (2015)

Sob a direção de Christopher McQuarrie (diretor dos filmes seguintes da franquia) Hunt enfrenta o Sindicato, uma organização secreta formada por ex-agentes renegados. Enquanto isso, ele e seus amigos são inimigos número 1 da CIA.

A trama também conta com a introdução da misteriosa Ilsa Faust (Rebecca Ferguson), disfarçada no Sindicado, a quem Ethan acaba precisando se unir. Eles trabalham juntos para derrubar o grupo e, no processo, restaurar a reputação da FMI com a ajuda de Alan Hunley (Alec Baldwin), que se torna o novo Secretário da FMI.

“Missão: Impossível — Efeito Fallout” (2018)

O sexto filme mostra as consequências das escolhas de Ethan ao tentar salvar vidas em vez de completar sua missão. Ele precisa impedir a detonação de três bombas nucleares enquanto enfrenta o agente August Walker (Henry Cavill).

Durante o filme, Hunt e Walker se unem para evitar um desastre mundial.

Também é revelado que, nos anos que se passaram desde os acontecimentos de “Nação Secreta”, Ethan e Julia se divorciaram e ela se casou novamente, mas os dois continuam amigos. Foi a última aparição da personagem até o momento.

“Missão Impossível: Acerto de Contas Parte 1”

Na primeira parte do capítulo final, Ethan e sua equipe enfrentam uma nova ameaça: uma inteligência artificial fora de controle, conhecida apenas como “A Entidade”.

Uma chave cruciforme de duas partes é necessária para controlar ou destruir a Entidade, e vários grupos estão atrás dela.

Ilsa, que seguiu os passos de Hunt até então, acaba morrendo durante o filme. Ela é assassinada por Gabriel (Esai Morales), um assassino com vagos laços com o passado de Ethan, que busca controlar a arma cibernética.

Os momentos finais do filme envolvem uma longa sequência de acrobacias em um trem, onde, após uma luta perigosa com Gabriel, Ethan e a equipe finalmente conseguem as duas metades da chave.

O filme aprofunda a tensão geopolítica e tecnológica da era moderna, e termina com um gancho dramático para o desfecho em “Missão: Impossível 8”.

Tom Cruise elogia ex-esposa Nicole Kidman em comentário raro

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Missão: Impossível 8”: relembre o que aconteceu em cada filme da franquia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.