Comprimento de duas baleias-azuis e altura de cinco girafas: avião que falhou sobre Ubatuba é o maior de passageiros do mundo


Um Airbus A380 que estava a caminho de Dubai teve problemas técnicos e, após dar cinco voltas no céu em Ubatuba, retornou ao aeroporto de Guarulhos, na madrugada desta quinta (22). A380
Divulgação/Airbus
O modelo do avião que teve um problema técnico enquanto seguia de Guarulhos (SP) a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é a maior aeronave de passageiros do mundo.
A falha técnica aconteceu na madrugada desta quinta-feira (22), quando o avião sobrevoava Ubatuba. A aeronave deu cinco voltas no céu da cidade do litoral de São Paulo e voltou a Guarulhos por conta do problema – leia os detalhes abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O modelo do avião que teve o problema é o Airbus A380, considerado a maior aeronave de passageiros já construída, com 24 metros de altura, 73 metros de comprimento e envergadura de quase 80 metros.
A altura do A380 equivale a cerca de cinco girafas, enquanto o comprimento é parecido com o de duas baleias-azuis. O modelo pesa cerca de 550 toneladas – equivalente a mais ou menos 100 elefantes.
De acordo com a Airbus, o A380 é o primeiro avião a ter dois andares e a oferecer mais de 500 assentos. Atualmente, ele pode carregar 853 passageiros no total.
A380
Divulgação/Airbus
Os dois andares de passageiros têm uma área total de 550 metros quadrados, o equivalente a três quadras de tênis individuais. Se o andar destinado às cargas e bagagens for considerado, o espaço fica suficiente para carregar 35 milhões de bolas de pingue-pongue.
Composto por quatro milhões de peças, o A380 é especializado em voos de longa distância – como São Paulo a Dubai, por exemplo. Ele é capaz de concluir 17 horas seguidas de voo.
O desenvolvimento do modelo começou na década de 1990. Ele fez o primeiro voo em 27 de abril de 2005 (completou 20 anos neste ano) e, desde então, já fez mais de 800 mil viagens e carregou mais de 300 milhões de passageiros.
Avião com destino a Dubai tem falha técnica, dá cinco voltas sobre Ubatuba e volta a SP
Falha técnica
Um A380 da empresa Emirates que estava a caminho de Dubai teve um problema técnico na madrugada desta quinta-feira (22) e, após dar cinco voltas no céu em Ubatuba, voltou para o Aeroporto de Guarulhos. O voo foi cancelado.
Ao g1, a companhia informou que o voo EK-262 seguia de Guarulhos para Dubai quando foram registrados “problemas técnicos”, mas não explicou o que aconteceu.
Um vídeo gravado pela plataforma Flight Radar mostrou a trajetória do avião, que apareceu no céu de Ubatuba por volta das 2h desta quinta-feira. A uma altitude de 18,9 mil pés, o avião deu cinco voltas no céu. Por volta das 3h, ele deixou a área da cidade e retornou para Guarulhos – veja vídeo acima.
Segundo a companhia aérea Emirates, o voo aterrissou sem intercorrências e passageiros e tripulação desembarcaram com segurança. Os passageiros afetados foram acomodados em hotel e remarcados para um voo que deve partir de Guarulhos na noite desta sexta-feira (23).
Por meio de nota, Emirates pediu desculpas pelo transtorno causado.
Imagem de arquivo – A-380 da Emirates
GRU Airport/divulgação
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.