Sobe para 14 o número de mortos por dengue na cidade de SP

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo confirmou, nesta quinta-feira (22), que subiu para 14 o número de mortes por dengue na cidade apenas neste ano. O município tem quase 47 mil casos da doença, segundo o último boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira (21).

O número de casos já ultrapassa o de cada um dos últimos de nove anos — com exceção de 2024, ano de surto da doença — em apenas cinco meses. As mortes confirmadas também são superiores aos anos anteriores e ficam atrás apenas de 2015 e 2024, que registraram 25 e 526 óbitos, respectivamente.

Na cidade de São Paulo, 45 bairros estão em situação de epidemia, isto é, registram mais de 300 casos por 100 mil habitantes conforme a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotada pelo Ministério da Saúde. A zona Sul é uma das mais afetadas, com apenas três dos quinze bairros fora da situação de epidemia.

Em nota, a pasta informou que a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) mantém monitoramento constante da situação epidemiológica da dengue na capital e realiza diariamente ações de prevenção e combate à doença.

Em 2025, foram realizadas mais de 5,6 milhões de ações, que incluem visitas domiciliares, bloqueios de criadouros, nebulizações, aplicação de larvicidas em pontos estratégicos e com drones em locais de difícil acesso, além de campanhas educativas para conscientização da população.

A prefeita destaca os números de mais de 93 mil imóveis foram visitados em ações de bloqueios de criadouros e mais de 6.200 quarteirões passaram por nebulização.

Quase 700 mortes no estado de São Paulo

No estado de São Paulo, 699 óbitos foram confirmados pela dengue e 500 mortes em investigação, segundo o painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

São Paulo contabiliza quase 770 mil casos prováveis pela doença e 1.148 casos de dengue grave, complicação que pode levar à morte.

As cidades de Araraquara e São José do Rio Preto têm a maior incidência de casos com mais de 6,2 mil casos para cada 100 mil habitantes.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sobe para 14 o número de mortos por dengue na cidade de SP no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.