Ibama inicia operação de prevenção e combate a queimadas no Pantanal

Baixar


Com a proximidade do inverno e do período de seca, o risco das queimadas em biomas sensíveis, como o do Pantanal, aumenta consideravelmente. Para prevenir e combater os incêndios florestais na região, o Ibama iniciou, nesta semana, a Operação Pantanal 2025.

A antecipação das ações tem como objetivo evitar a repetição do cenário registrado em 2024, quando o bioma foi gravemente afetado por incêndios descontrolados. É o que explica o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Jair Schmitt:

“Nesse ano 2025, o IBAMA está implementando diversas ações de prevenção e preparação à temporada de incêndios no Bioma Pantanal e, entre essas ações, nós temos um trabalho específico, intensificado, da fiscalização ambiental para combater os incêndios criminosos, os incêndios residuais que causam degradação e tudo aquilo que a gente viu de negativo na temporada 2024, uma temporada bastante difícil pela grande quantidade de incêndios”.

Para dar andamento às ações de controle das queimadas, o Ibama divulgou editais de notificação preventiva com orientações específicas aos proprietários de imóveis rurais dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A publicação das notificações antecede o período mais crítico para queimadas no Pantanal, que se estende de junho a novembro.

Os editais estabelecem a obrigatoriedade imediata da adoção de medidas de prevenção e controle de incêndios, não apenas em áreas de vegetação nativa, mas também em locais de pastagem, por exemplo. Entre as medidas obrigatórias, estão a construção de aceiros, capacitação de mão-de-obra e ferramentas de combate ao fogo, manejo de pastagens e outras.

Schmitt destacou ainda que o instituto fez um mapeamento para identificar as principais áreas de risco no Pantanal e que mais de 3 mil propriedades rurais foram notificadas na região.

O descumprimento das determinações pode resultar em multas que chegam a R$ 10 milhões e até mesmo no embargo da propriedade.

Corumbá (MS), 01/07/2024 - Débora Ávila, a única mulher brigadista do Prevfogo/Ibama em Corumbá. Débora ingressou no Prevfogo após a morte do filho de 5 meses em decorrência de complicações respirátorias causadas pela fumaça dos incêndios ocorridos em 2020 no Pantanal. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Meio Ambiente Ações foram antecipadas para evitar incêndios descontrolados no bioma Brasília 22/05/2025 – 20:21 Bianca Paiva / Paulliny Fernandes Pedro Lacerda, da Rádio Nacional Ibama Pantanal Operação Pantanal 2025 quinta-feira, 22 Maio, 2025 – 20:21 2:39

Adicionar aos favoritos o Link permanente.