Luisa Stefani conquista título de duplas no WTA de Estrasburgo

A brasileira Luisa Stefani conquistou neste sábado (24) o seu 11º título de duplas em torneios da WTA. Ao lado da húngara Tímea Babos, a medalhista olímpica superou a chinesa Hanyu Guo e a norte-americana Nicole Melichar-Martinez por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (4-7) e 10/7, na decisão do WTA 500 de Estrasburgo, na França. A final durou 1h52.

Este é o segundo título da dupla na temporada. O primeiro havia sido em fevereiro, no WTA 500 de Linz, na Áustria. Foi também a 19ª final da carreira de Stefani e a primeira conquista no saibro, superfície que exigiu adaptação da brasileira.

“É incrível voltar aqui, um lugar onde me sinto em casa”, afirmou Stefani após a vitória. “Quero agradecer à minha parceira. Continuamos aprendendo, evoluindo e nos divertindo juntas”, completou.

Campanha atípica até o título

Curiosamente, Stefani e Babos precisaram disputar apenas dois jogos no caminho até o título em Estrasburgo. Nas quartas de final, a dupla avançou por W.O. após a desistência da tcheca Marie Bouzkova, que se lesionou na coxa esquerda.

Já na semifinal, elas não foram à quadra porque Gabriela Dabrowski e Erin Routliffe, cabeças de chave número 1, também abandonaram o torneio por conta de dores nas costelas da canadense Dabrowski.

Mais descansadas, Stefani e Babos mostraram consistência e precisão na decisão, principalmente nos momentos-chave. A dupla teve aproveitamento de 74% no primeiro saque, contra 70% das adversárias, e cometeu apenas 8 erros não forçados, enquanto Guo e Melichar-Martinez erraram 22 vezes.

Jogo equilibrado e vitória no tiebreak

O confronto começou com domínio absoluto da brasileira e da húngara, que abriram 4 a 0 no primeiro set e administraram a vantagem até fechar em 6/3. No segundo set, novamente largaram na frente com 3 a 0, mas viram as adversárias reagirem e levarem a parcial para o tiebreak, vencido por 7/4.

Na parcial decisiva, disputada em formato de super tie-break, Guo e Melichar-Martinez começaram melhor, mas Stefani e Babos mostraram frieza para virar e definir a vitória por 10/7, garantindo o título na França.

Com mais um troféu na temporada, Luisa Stefani se consolida como uma das principais duplistas do circuito e segue em ascensão no ranking da WTA. A brasileira ocupa atualmente a 37ª posição na lista mundial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.