Aplicativos e produtoras da periferia ganham escala com apoio da Ade Sampa

Com R$ 20,6 milhões aportados em acelerações e cadeias produtivas, a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) fomenta empreendimentos de impacto social em áreas como economia criativa e sustentabilidade.

A Ade Sampa é um órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e à Prefeitura de São Paulo que visa fortalecer e apoiar os micro e pequenos empreendedores com interesse em abrir um negócio nas periferias da capital paulista.

Em pouco mais de 11 anos, a Ade Sampa acelerou 581 negócios em sete programas.

Um desses programas é o aplicativo ‘Todas por uma’, que auxilia no combate à violência contra a mulher no Brasil e em mais de outros 30 países. O idealizador do projeto, Matheus Lima, explica que funciona da seguinte forma: as usuárias encontram automaticamente uma interface no app que simula uma compra, mas que, na verdade, é um pedido de socorro pronto para envio.

“Esse pedido é enviado para três ‘Anjos’ que a usuária já terá cadastrado assim que baixar o app. O pedido de socorro chega com a localização em tempo real, mesmo que a pessoa esteja em movimento. Também é possível marcar os lugares potencialmente de risco e sinalizar para outras pessoas, entre outras funções únicas”, destacou Lima.

A ideia para o empreendimento surgiu do caso de violência doméstica que o idealizador presenciou em casa. Aos três anos de idade, ele viu a mãe, Nice, ser vítima de violência doméstica. No fim do ensino médio técnico, utilizou aquela memória para desenvolver o aplicativo como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Anualmente, a Ade Sampa oferece o programa de aporte, aceleração e mentoria “Vai Tec”. Foi por meio dele que Matheus Lima conheceu a Ade Sampa.

“A Ade Sampa foi essencial para estruturar o nosso modelo de negócio, entender o mercado e nos preparar para grandes voos. O que muita gente vê hoje começou com apoio de ecossistemas como esse. Eles foram verdadeiros anjos na nossa caminhada”, afirmou.

Atualmente, o aplicativo ‘Todas por uma’ conta com mais de 10 milhões de downloads, um milhão de usuárias ativas em mais de 30 países, e a plataforma acaba de lançar a primeira inteligência artificial capaz de identificar uma mulher sequestrada e enviar pedidos de socorro automaticamente.

Outro programa da Ade Sampa é o Amplifica Cine, em parceria com a Spcine. A produtora audiovisual com foco em impacto social, Monomito Filmes, também passou por um programa de aceleração.

A partir do aporte financeiro e das oficinas, o negócio conseguiu se conectar com clientes e parceiros, sem abrir mão da sua essência periférica. O fundador da Monomito, Lincoln Pires, foi criado no Itaim Paulista e afirma que a produtora está ligada ao universo da cultura, à estética marginal, ao grafite e ao hip-hop.

“A Ade Sampa trouxe uma série de ferramentas, por meio do Amplifica Cine, que nos ajudaram a acelerar o negócio, ampliar parcerias, aumentar nosso faturamento em poucos meses e, principalmente, integrar uma formação técnica com a nossa vivência prática, de rua, que sempre foi a base da Monomito. Essa adequação entre teoria e prática fez toda a diferença no nosso crescimento”, disse Pires.

Após o aporte e a aceleração, a Monomito expandiu o negócio e conta com produções audiovisuais em vertentes como produtos ficcionais, não ficcionais e institucionais. Em 2024, a produtora contratou mais de 200 profissionais temporários para suas produções.

“A ideia é mostrar que o audiovisual pode ser uma ferramenta potente de geração de renda e inclusão produtiva, contribuindo diretamente para a economia criativa nesses territórios. Atualmente, estamos em um estágio de fortalecimento e inovação, ampliando o negócio não só em escala, mas em profundidade social, criando produtos que refletem nossos valores e potencializam nosso impacto”, declarou Pires.

Negócios

A Ade Sampa se aproxima da 10ª edição do programa de aceleração e financiamento “Vai Tec”. Na mesma linha, há programas de apoio financeiro e de capacitação, como Green Sampa, Amplifica Cine, Sampa Games, Fashion Sampa, Sampa+Rural e Semeando Negócios.

Além dos editais, a Ade Sampa conta com 56 unidades de atendimento, tanto próprias quanto dentro dos Centros de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor (CAT-E). Em 2024, foram realizados mais de 385 mil atendimentos ao empreendedor.

A agência tem sua frente de capacitação com os programas Fábrica de Negócios, Mais Mulheres, Meu Comércio na Rua e Empreender na Beleza.

Em paralelo, a Ade Sampa facilita a contratação de crédito aos empreendedores por meio do Cred Sampa. No ano passado, mais de 212 mil pessoas foram atendidas no programa, com mais de R$ 55 milhões liberados em crédito por meio de bancos privados, públicos e financeiras.

Todo o ecossistema de inovação leva em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano, explica o diretor-presidente da Ade Sampa, Renan Vieira. Distritos de maior vulnerabilidade têm diferencial na pontuação.

“Temos muitos talentos escondidos na nossa cidade que não têm acesso à informação ou oportunidade de frequentar as principais iniciativas. A Ade Sampa tem esse olhar de disponibilizar editais para que esse abismo, do ponto de vista de formação, seja superado. Queremos gerar oportunidades e permitir que os negócios periféricos disputem em igualdade com os negócios de outras regiões da cidade”, pontuou Vieira.

68% dos trabalhadores estão insatisfeitos com salário, diz Serasa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.