Mais 103 deportados dos EUA retornam ao Brasil

Baixar


Mais 103 brasileiros repatriados dos Estados Unidos desembarcaram, neste sábado (24), no Aeroporto Internacional de Fortaleza. São 90 homens e 13 mulheres. Mais de um terço, entre 18 e 29 anos. Três deles têm restrições com a Justiça brasileira e, por isso, foram mantidos sob custódia da Polícia Federal.

Após essa primeira parada, 76 deportados seguiram para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, em um avião da Força Aérea Brasileira.

Desde fevereiro, o Brasil recebeu 783 repatriados em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente dos Estados Unidos. 

O Ministério dos Direitos Humanos integrou a operação interministerial para a recepção dos brasileiros. 

O acolhimento contou com estrutura humanizada, por meio do apoio da Polícia Federal e dos ministérios da Saúde, Justiça, Relações Exteriores, Defesa, Desenvolvimento e Assistência Social, além dos governos do Ceará e de Minas Gerais.

Os repatriados receberam kits de higiene, alimentação, apoio psicossocial e acesso a serviços públicos essenciais, como o Sistema Único de Assistência Social, Sistema Único de Saúde, Defensoria e atendimento consular.

Àqueles que não tinham onde ficar ao desembarcar no país, foi disponibilizado um local de acolhimento provisório. As passagens de ônibus para o retorno às cidades de origem também foram custeadas, em uma parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Geral Eles foram repatriados em operação de acolhida do governo federal São Luís 25/05/2025 – 12:38 Juliana Batista / Eliane Gonçalves Gabriel Correa – Repórter da Rádio Nacional Brasileiros Repatriados brasileiros deportados EUA Donald Trump domingo, 25 Maio, 2025 – 12:38 1:23

Adicionar aos favoritos o Link permanente.