Festival de Cinema de Vitória irá homenagear Ney Matogrosso

O Festival de Cinema de Vitória anunciou nesta terça-feira (27) que o homenageado da 32ª edição do evento, que acontece em julho de 2025, será o cantor Ney Matogrosso, 83.

O artista receberá o Troféu Vitória e o Caderno de Homenagem, publicação biográfica inédita sobre sua vida pessoal e trajetória profissional.

“Ney Matogrosso tem uma carreira que extrapola a música, desde o final da década de 1980 — quando estreou como ator no clássico ‘Sonho de Valsa’ (1987), da diretora Ana Carolina — e já esteve em quase 20 filmes, entre curtas e longas-metragens”, diz o comunicado do anúncio.

O cantor foi escolhido pelo Festival de Cinema de Vitória por seus 50 anos de carreira, entre eles no grupo Secos & Molhados — responsável pelos sucessos “Sangue Latino” e “Rosa de Hiroshima” — e em sua trajetória solo –, quando lançou os hits “Pro Dia Nascer Feliz”, “Homem com H” e “Tanto Amar”.

Ainda, de acordo com o evento, se destaca pelos trabalhos como ator com o filme clássico “Sonho de Valsa” (1987), dirigido por Ana Carolina, e nas produções experimentais “Sol Alegria” (2018), de Tavinho Teixeira; “Primeiro Dia de um Ano Qualquer” (2013), de Domingos de Oliveira; e “Gosto de Fel” (2012), de Beto Besant.

Ney também teve uma carreira no teatro, dirigindo peças como “Estrela de Cinco Pontas” (1980), com o Grupo Hombu; “Somos Irmãs” (1999); e “Dentro da Noite” (2010).

O cantor está recebendo diversas homenagens recentemente. Sua história foi tema de uma cinebiografia, a “Homem com H“, em que a trama percorre a trajetória do artista desde sua infância até o sucesso, abordando também seus amores, conflitos familiares e o impacto cultural de sua carreira no Brasil.

O músico brasileiro é interpretado por Jesuíta Barbosa e nomes como Bruno Montaleone, Julio Reis e Hermila Guedes compõem o elenco.

Além disso, é tema de uma exposição no MIS (Museu da Imagem e do Som), que abriu no dia 21 de fevereiro, que homenageia a carreira do cantor com uma coletânea de objetos e conteúdo audiovisual que retrata sua trajetória.

E a escola de samba Imperatriz Leopoldinense escolheu a sua história como tema do enredo do Carnaval de 2026 da agremiação.

A 32ª edição do Festival de Cinema de Vitória acontece entre os dias 19 a 24 de julho no Sesc Glória, no Centro Histórico de Vitória.

Assista ao trailer de “Homem com H”

Veja como Leandro Vieira convenceu Ney Matogrosso a aceitar ser enredo

*Com informações de Marina Toledo, da CNN

Adicionar aos favoritos o Link permanente.