Cidadãos que tenham sido convocados ou se oferecido para ocuparem os cargos de mesários durante as eleições municipais deste ano têm um mês, até 30 de agosto, para solicitar a troca do local de votação.
Desde o início do mês de julho, cidadãos começaram a ser nomeados pela Justiça para auxiliar no pleito que acontece em 6 outubro.
Caso tenham sido convocados para trabalhar em um local diferente do seus locais originais de votação, os mesários podem pedir pela transferência temporária. Contudo, a seção eleitoral deve estar localizada na mesma cidade ou município.
A mudança pode ser feita sem sair de casa, pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em conjunto com o aplicativo e-Título – que funciona como uma via digital do título de eleitor.
A CNN separou um tutorial de como realizar a troca. Veja abaixo:
Como solicitar a mudança
- Primeiro, acesse o Título Net, área do autoatendimento eleitoral do TSE. Você pode acessá-lo clicando aqui.
- Depois, clique na seção “Eleição e Transferência Temporária (TTE)”, disposta em um retângulo vermelho claro e localizada no lado direito do fim da página
- Clique na primeira opção, “1. Solicite a transferência temporária de eleitor (TTE)”
- Uma aba de autenticação irá aparecer, a qual é preciso informar o CPF e o código de autenticação disponível no e-Título
Após isso, é preciso seguir as orientações do portal. É preciso lembrar que o pedido só pode ser realizado se o cidadão estiver em dia com a Justiça Eleitoral – ou seja, verificar se não há nenhum tipo de multa ou pendência e se a situação eleitoral estiver regular.
Saiba como conseguir e para que serve a Certidão de Crimes Eleitorais
Este conteúdo foi originalmente publicado em Mesários podem pedir mudança de local de votação até 30 de agosto; saiba como fazer no site CNN Brasil.