Debate para prefeito de Guarulhos tem acusações de corrupção, pedidos de direito de reposta e propostas para o meio ambiente


Cidade foi a última a participar da série de debates promovida pelo g1. Candidatos usaram o tempo mais para fazer ataques do que para apresentar propostas para a cidade. Encontro teve ao menos 5 pedidos de direito de resposta concedidos. Debate reúne candidatos à Prefeitura de Guarulhos (SP), nesta sexta-feira (27), nos estúdios do g1 em São Paulo.
Fabio Tito/g1
O debate promovido pelo g1 nesta sexta-feira (27) entre candidatos à Prefeitura de Guarulhos foi marcado por acusações de corrupção e inúmeros pedidos de direito de resposta.
Dentre as poucas propostas apresentadas, os participantes defenderam a criação de parques para conter o avanço das mudanças climáticas.
Alencar (PT), Elói Pietá (Solidariedade), Jorge Wilson (Republicanos), Lucas Sanches (PL), Márcio Nakashima (PDT) e Waldomiro Ramos (PSB) participaram do debate, que foi transmitido ao vivo, de São Paulo, pelo site, YouTube e TikTok.
O g1 convidou candidatos a prefeito de partidos, coligações ou federações que contam com 5 ou mais representantes no Congresso Nacional (deputado federal ou senador), obedecendo às regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização de debates nesta eleição.
As regras foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos em reuniões realizadas na sede da TV Globo em São Paulo.
O debate teve 4 blocos de perguntas, sendo 2 deles com temas determinados (Meio Ambiente e Saúde) e 2 com temas livres. No último bloco, os candidatos fizeram as considerações finais.
Acompanhe a cobertura completa do debate
Veja todos os vídeos do debate
Rivalidades
As trocas de ofensas ocorreram entre candidatos do mesmo espectro político. Jorge Wilson, conhecido como Xerife do Consumidor (Republicanos), e Lucas Sanches (PL), ambos representantes de partidos de direita, protagonizaram alguns dos momentos mais tensos.
Alinhados à esquerda, Elói Pietá (Solidariedade) trocou afagos com Waldomiro Ramos (PSB), mas não poupou ataques ao petista Alencar.
Por conta dos embates, o mediador chegou relembrar mais de duas vezes sobre as regras e solicitar que os participantes só falassem quando estivessem ao microfone.
Ao menos cinco pedidos de direito de resposta foram concedidos durante o debate.
Acusações de corrupção
Alencar acusou o candidato Jorge Wilson, que é apoiado pelo atual prefeito, de cometer irregularidades na atuação do Hospital Municipal de Urgência (HMU).
“A saúde está um caos na cidade de Guarulhos, totalmente falida, a saúde está doente. Responsabilidade do prefeito, o seu candidato. Eu sou o deputado que denunciou o contrato da Gerir, primeiro contrato feito emergencialmente lá do HMU e você é o padrinho da Gerir. Inclusive, eu pedi o seu testemunho num processo que o prefeito assumiu na defesa dele de que ele primeiro escolheu a empresa pra depois fazer o contrato.”
Jorge Wilson acusou Lucas Sanches de propagar fake news, disse que Lucas ameaçou o próprio chefe de gabinete e mandou espancar dois assessores. Afirmou ainda que o candidato do PL é investigado pelo MP por corrupção.
Já Lucas acusou Jorge Wilson de não ter residência em Guarulhos e estar envolvido em corrupção.
“A gente sabe que a gente tem aqui um candidato que representa essa continuidade do governo, que, inclusive, ele indicou um outro secretário para a pasta do transporte, que está envolvido em diversos escândalos. Que que você tem a dizer sobre isso e a respeito da saúde na cidade?”
No bloco em que os candidatos deveram falar sobre pautas para saúde, Alencar (PT) que acusou a vice do adversário dever R$ 60 milhões de IPTU.
“A sua vice, Fran Correia, deve 60 milhões de IPTU, pergunto o que que você vai fazer para cobrar e o que que você faria com 60 milhões em prol do Povo de Guarulhos?”, questiona.
Elói Pietá (Solidariedade) rebate:
“O senhor é um especialista infelizmente em notícias falsas. O senhor ouve dizer, não prova nada e simplesmente fica anunciando mentiras em vez de colocar programa de governo para a cidade de Guarulhos. Você sabe eu fui prefeito da cidade de Guarulhos. Eu fui. Um prefeito realizador três hospitais 22 unidades básicas de saúde 64 escolas 27 creches programas de moradia e com profunda honestidade então no meu governo o senhor e foi um governo. Que promoveu as mulheres o senhor tem uma característica de atacar as mulheres, atacar as mulheres que se destacam porque é uma expressão do machismo.”
Meio ambiente
Entre defesa de pets e promessa de hospitais veterinários, a criação de parques foi a proposta mais citada pelos participantes como caminho para conter as mudanças climáticas.
O candidato Waldomiro Ramos (PSB) disse que investirá no plantio de árvores.
“No caso de Guarulhos, por exemplo, nós tivemos um trabalho muito bem elaborado pela universidade de Guarulhos em colaboração com a prefeitura que determinou na cidade de Guarulhos os pontos de calor e esses pontos de calor eles têm que ser muito bem cuidados, inclusive com o plantio de árvores e com uma atuação muito grande por parte d município no que diz respeito a isso no meio ambiente.”
Já Elói Pietá (Solidariedade), defendeu os feitos de sua gestão, à época em que comandou a cidade.
“Quando eu fui prefeito, em todo o período da estiagem nós fazemos a limpeza, aprofundamento dos córregos, o cuidado com as moradias, a urbanização de comunidades, cuidando muito pra evitar as enchentes e, agora, novas medias além dessa serão necessárias, por exemplo a questão do ar-condicionado nos ônibus devido ao calor extremo e também outras medidas de proteção da população.”
O candidato do PT, Alencar, prometeu a criação de um parque na cidade.
“Garantir um plantio de árvores e incentivos muito fortes na nossa cidade que isso é muito importante e vamos fazer parques por exemplo na região de pimentas, nós vamos fazer um parque digno, grande, pra que a família, pra que as crianças, as mulheres, todo mundo possa passear no parque, o atleta fazer a sua atividade física.
Márcio Nakashima (PDT) fez críticas à atual gestão e prometeu investir em ampliar o número de áreas verdes.
“O meio ambiente não foi cuidado nesses últimos anos por esse governo e querem fazer a continuação do governo. O que nós vamos fazer é criar áreas verdes, corredores verdes, incentivar o reuso da água e fomentar com as empresas que tem o Selo Verde o incentivo para que possam cada vez mais nos ajudar a combater tudo isso que vem acontecendo não só no nosso planeta”.
Lucas Sanches, do PL, defendeu investimento em áreas verdes e prometeu criar um hospital veterinário.
“Vamos construir um Hospital Público Veterinário, um grande abrigo e um grande parque na região do Pimentas, com segurança, iluminação para ter área de lazer em toda essa região”.
Veja as considerações finais dos candidatos:
Alencar Santana (PT)
Elói Pietá (Solidariedade)
Jorge Wilson (Republicanos)
Lucas Sanches (PL)
Márcio Nakashima (PDT)
Waldomiro Ramos (PSB)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.