Afogamento é a principal causa de morte de crianças de até 5 anos no Amapá, mostra balanço


Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, em 2023 foram registradas 63 mortes por afogamento no estado. Em 2023 foram registradas 63 mortes por afogamento no Amapá
Segundo dados de 2023 do Corpo de Bombeiros (CBM) do Amapá, foram registrados 63 casos de afogamento no estado. Desses, 38 foram casos de afogamentos, 21 são suspeitas e outros foram por naufrágios.
O levantamento mostra que crianças de um a cinco anos são as mais atingidas por afogamento, representando a segunda maior causa de morte em crianças dessa faixa etária.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento, celebrado na quinta-feira (25), a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e o Corpo de Bombeiros de todo o país, promoveram ações de conscientização para a população, para se prevenir durante o período de férias.
Corpo de Bombeiros do Amapá promoveu exposição para conscientizar a população com banhos seguros
Francisco Pinheiro/g1
O Corpo de Bombeiros do Amapá realizou uma exposição alertando e orientando a população a ter banhos mais seguros neste período de férias, em balneários, igarapés e rios.
Ao g1, o Coronel Alexandre Verissimo, Comandante do Corpo de Bombeiros do Amapá, fez um alerta aos pais e responsáveis a sempre está prestando atenção quando a criança estiver perto da água
“Sempre que a criança estiver próximo a água, lago, piscina, sempre tem que estar sob a supervisão de um adulto, dependente se ela estiver com boia ou não, sempre tem que estar sob supervisão de um adulto para evitar que um acidente fatal aconteça”, disse o comandante.
Coronel Alexandre Veríssimo, Comandante do Corpo de Bombeiros do Amapá
g1
Durante a exposição, militares alertavam os interessados a conhecer a exposição e passavam dicas para ter um banho mais seguro.
“Ter atenção com as crianças, com elas sempre com coletes salva vidas, não ingerir bebida alcoólica e ir nadar, isso é um caso bem preocupante. Se você sabe nadar, fique mais atento ainda, não é o fato de você saber nadar que você vai conseguir realizar proezas, nem nada. Estatisticamente é comprovado que morrem mais pessoas que sabe nadar, do que não sabem nadar” , declarou o coronel.
De acordo com dados da Sobrasa, aproximadamente 5.500 vítimas de afogamento no Brasil todos os anos, além de 15 pessoas morrem todos os dias no país por afogamento, com a região Norte representando a maior taxa de mortalidade no país.
* Estagiário sob supervisão de Rafael Aleixo.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.