Polícia Federal desmantela rede de migração ilegal com 669 indivíduos envolvidos

A Polícia Federal (PF) desmantelou uma rede criminosa que facilitou a migração ilegal de 669 indivíduos para os Estados Unidos, utilizando o México como rota. A operação, denominada Siblings, concentrou-se em um grupo familiar localizado em Governador Valadares, Minas Gerais, e envolveu cerca de 1,5 mil pessoas, incluindo crianças e adolescentes. A organização criminosa possuía diversas divisões que se encarregavam de diferentes etapas do processo, como recrutamento de migrantes, aquisição de passagens aéreas, reservas de hospedagem, falsificação de documentos e abertura de contas bancárias em nome de terceiros.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Durante a operação, foram executados 14 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Espírito Santo e no Distrito Federal, além de 11 medidas cautelares e o bloqueio de contas que podem totalizar até R$ 43 milhões. Os membros da organização enfrentam sérias acusações, incluindo a participação em uma organização criminosa, promoção de migração ilegal, transporte irregular de menores para o exterior e falsificação de documentos. As investigações revelaram a complexidade e a abrangência das atividades ilícitas realizadas pelo grupo.

A PF também disponibiliza um canal para que a população possa fazer denúncias anônimas, através do Disque 100, além de um serviço específico para reportar violações contra mulheres e meninas, pelo Ligue 180. A ação da polícia visa não apenas desmantelar essa rede, mas também proteger os direitos dos migrantes e prevenir novas ocorrências desse tipo.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.