Especialista dá dicas para conseguir colocação no mercado de trabalho

Baixar


Logo Agência Brasil

A escolha da carreira e a busca por emprego nem sempre são tarefas fáceis, e algumas pessoas acabam desanimando.

A boa notícia é que o Brasil registrou mais de 137 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em janeiro deste ano. O resultado é o melhor dos últimos três meses, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Notícias relacionadas:

  • Brasil criou 137,3 mil postos formais de trabalho em janeiro.
  • IBGE: em 14 estados, desemprego de 2024 foi o menor já registrado.

Mas o que é preciso fazer para conseguir uma colocação no mercado de trabalho, como deve ser a apresentação, como se preparar para não fazer feio na hora da entrevista?

A consultora de RH e especialista em gestão de carreiras Priscila Couto considera que, para dar os primeiros passos no mundo do trabalho, é preciso atender alguns requisitos fundamentais.

“A primeira coisa que é preciso pensar é se o meu currículo tem os cursos que preciso, se tenho experiência dentro daquela área. É também pensar se de repente eu conheço alguém para facilitar que eu chegue mais próximo dessa vaga”, diz.

Além disso, é importante investir em networking. Segundo a especialista, construir uma rede de contatos profissionais sólida é fundamental, assim como adquirir experiência.

Priscila Couto ressalta que os jovens sem experiência profissional podem incluir competências aprendidas na escola. Outra dica é contar com a tecnologia, utilizando plataformas de relacionamento profissional.


Carteira de trabalho digital.

Carteira de trabalho digital. – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Além disso, é fundamental buscar um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Por isso, os especialistas alertam: reserve tempo para atividades que tragam bem-estar. Assim você consegue se preparar melhor para enfrentar os desafios profissionais.

Brasília - Agência do Trabalhador promove Dia D de Inclusão com oferta de vagas para portadores de deficiência (José Cruz/Agência Brasil)

© José Cruz/Agência Brasil

Geral Brasil teve mais de 137 mil novas vagas de emprego em janeiro Rio de Janeiro (RJ) Brasil criou 137,3 mil postos formais de trabalho em janeiro IBGE: em 14 estados, desemprego de 2024 foi o menor já registrado 27/02/2025 – 15:40 Fábio Cerqueira / Raíssa Saraiva Solimar Luz – Repórter da Rádio Nacional carreiras Caged currículos emprego quinta-feira, 27 Fevereiro, 2025 – 15:40 3:12

Adicionar aos favoritos o Link permanente.