Escola estadual de Campinas ganha biblioteca e espaço de leitura após mobilização de voluntários


Unidade estava há três anos sem local próprio para livros armazenar livros. Ação teve iniciativa do Instituto EP e de empresa de contêiner. Escola estadual de Campinas ganha biblioteca em contênier
Luciano Zanollo
A Escola Estadual Sargento Joaquim Pedroso, de Campinas (SP), voltou a ter uma biblioteca para organizar o acervo dos livros que estavam há três anos distribuídos nas salas de aula. 📚 A inauguração ocorreu na tarde desta quinta-feira (27).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O projeto, de iniciativa do Instituto EP, usou um contêiner doado por uma empresa para criar o ambiente de leitura. O acervo de livros infanto-juvenis tem seis metros de comprimento e foi montado no jardim da escola.
📖A escola possui 279 alunos de 1º ao 5º ano. A nova biblioteca atende um pedido pedido da representante da Associação de Pais e Mestres (APM) da escola, Eliane de Paiva Rufino Alves.
As crianças receberam um almoço especial às 14h para celebrar a entrega da biblioteca, nomeada de “cuboteca”.
‘Cuboteca’ construída em contêiner devolveu espaço de biblioteca para escola estadual de Campinas
Luciano Zanollo
O projeto ‘mágico’
Inicialmente, o Instituto EP iria comprar o contêiner, mas ao entrar em contato com a Compass Containers, foi informado que o equipamento seria doado. O local foi equipado pelos voluntários do instituto com prateleiras, pintado e levado à escola.
“O container chegou pré-preparado e os voluntários fizeram a parte elétrica, pintura, colocaram ventiladores e prateleiras para os livros”, explicou Renata Coutinho Nogueira, gerente do Instituto EP.
“[É] um espaço adequado para armazenar o acervo, permitindo que a criança retire o livro e aproveite a leitura nas mesinhas coloridas do jardim ou levem para casa”, completou Renata.
A diretora da escola, que fica na Rua Carlos Renato Frederico, 265, no DIC I, conta que o novo espaço deve ocupar um local “mágico”.
“É uma ‘porta da leitura’ que o Instituto EP e a Compass abriram aos alunos, fundamental no processo da educação. Toda vez que se joga luz na educação, salvamos nossas crianças”, definiu a diretora.
Inauguração da biblioteca de escola estadual em Campinas reuniu alunos e voluntários
Luciano Zanollo
Homenagem a professora
Anteriormente, a antiga área de leitura chegou a ser dividida em duas salas de aula, deixando os livros sem um local adequado.
O novo local recebeu o nome oficial de “Espaço Literário Professora Luciana da Silva”, em homenagem à professora, que morreu no ano passado.
Para Rogerio Perissini, CEO da Compass, participar do projeto foi importante para inspirar outras pessoas e empresas a seguirem o mesmo caminho, sendo uma forma de devolver à sociedade algo positivo.
“Eu soube pelo Instituto EP da dificuldade da escola em estruturar um local para receber os livros e coloquei a empresa à disposição para auxiliar no projeto. Agora estamos na torcida para que esses alunos se formem grandes cidadãos”, finaliza o empresário.
Biblioteca de escola estadual em Campinas foi nomeada em homenagem à professora que morreu
Luciano Zanollo
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.